PROJETO PEDAGÓGICO “RACIONAIS NA RODA”

PROJETO PEDAGÓGICO “RACIONAIS NA RODA”

O projeto Racionais na Roda surgiu com o objetivo de conjugar poesia e música, tendo como base o livro e o álbum musical Sobrevivendo no Inferno, dos Racionais MC’s. O livro, inclusive, atualmente é leitura obrigatória no vestibular na Unicamp, na categoria poesia. A escolha deste álbum em particular foi motivada por tentar aproximar o conteúdo de poesia de uma realidade mais conhecida dos alunos e mostrar que a poesia não é apenas aquela do cânone literário, com termos e palavras difíceis, métricas ininteligíveis para adolescentes e temáticas antiquadas. A poesia está no nosso dia a dia e também pode refletir uma realidade de exclusão social, ou seja, pode ser de protesto.

De todos os projetos pedagógicos que desenvolvi nos meus estágios do curso de Letras, esse foi e ainda é meu queridinho. Resolvi disponibilizá-lo aqui no blog para inspirar professores de língua portuguesa (e/ou de outras disciplinas) a levarem mais poesia aos seus alunos. Ficarei muito feliz e vou gostar de saber caso esse projeto (ou algum a partir deste) seja usado em sala de aula (ou nas aulas EAD, tendo em vista nosso contexto em 2020).

 

 

Título: Racionais na Roda

Justificativa do projeto: Em 1997, ano de lançamento do disco “Sobrevivendo no Inferno”, os Racionais MC’s já eram considerados um dos mais importantes grupos do cenário hip hop nacional. Formado em 1988, em São Paulo, os Racionais têm como integrantes: Paulo Eduardo Salvador (Ice Blue), Pedro Paulo Soares Pereira (Mano Brown), Edivaldo Pereira Alves (Edi Rock) e Kleber Geraldo Lelis Simões (KL Jay), apoiados pelo produtor cultural e ativista político Milton Sales, principal responsável pela reunião do grupo (OLIVEIRA, 2018).

“Sobrevivendo no Inferno”, o livro (Companhia das Letras, 2018), é leitura obrigatória em um dos principais vestibulares do Brasil, o da Unicamp, que seleciona obras com “relevância estética, cultural e pedagógica para a formação dos estudantes do ensino médio” (SANGION, 2018).

Os Racionais MC’s mostram um Brasil periférico em suas letras, um país racista e excludente socialmente. É preciso no mínimo conhecer essa realidade para que possamos entender os efeitos dessa exclusão em nossa sociedade como um todo. O nome do projeto, Racionais na Roda, é um convite aos alunos a se colocarem também nesta posição de racionais sobre o tema proposto.

 

Objetivos:

  • Tendo como base o CD e o livro “Sobrevivendo no Inferno”, dos Racionais MC’s, estimular um debate sobre temas como negritude e periferia.
  • Capacitar o aluno a compreender questões do mundo contemporâneo por meio da poesia e da música.
  • Compreender a importância dos Racionais MC’s para a Literatura Brasileira, por meio da poesia em suas letras.
  • Debater sobre estereótipos relacionadas às produções artísticas da periferia, como o rap.

 

Procedimentos Metodológicos:

  • Dividir a turma em pelo menos três rodas (grupos) de racionais.
  • Cada grupo receberá a letra impressa de uma música do CD Sobrevivendo no Inferno, dos Racionais MC’s.
  • Em um primeiro momento, toda a turma fará uma leitura/audição das três músicas Periferia é Periferia (Em Qualquer Lugar); Diário de um Detento e Fórmula Mágica da Paz. Eles estarão com a letra impressa, enquanto a professora/estagiária coloca a música para tocar.
  • Após a leitura conjunta, cada roda fará a interpretação do rap que recebeu impresso, indicando os pontos considerados importantes e debatendo entre si, inclusive, se a realidade retratada é, de alguma forma, semelhante à que eles vivem ou conhecem.
  • Como todos os grupos leram/ouviram as três músicas inicialmente, em um segundo momento pode-se abrir o diálogo para que um grupo comente os aspectos sociais, históricos ou estéticos do rap dos outros grupos.
  • A intenção é promover um debate, deixar que os alunos exponham suas ideias e interpretações livremente de forma oral.

 

Recursos Materiais

  • Quadro negro e pincel, para fazer alguma anotação necessária;
  • Folhas com as informações necessárias (letras das músicas a serem trabalhadas em grupo — o ideal é que seja uma folha por aluno, mas podemos trabalhar com duplas para acompanhar a leitura dentro do grupo);
  • Um celular (ou notebook) com acesso à internet para executar as músicas.

 

Público Alvo: Alunos do 3º ano do ensino médio.

 

Cronograma de Atividades: O projeto Racionais na Roda pode ser executado no tempo de duas aulas da disciplina de Língua Portuguesa (ou de outras disciplinas).

 

Referências Bibliográficas

JARDIM, Suzane. ROSA, Tayna Célia de Almeida. Sobrevivendo no inferno (1997) – Racionais MC’s Plano de aula trabalha questões do mundo contemporâneo por meio da poesia e da música. Disponível em https://www.institutonetclaroembratel.org.br/educacao/para-ensinar/planos-de-aula/sobrevivendo-no-inferno1997-racionais-mcs/ Acesso em 26/03/2019.

OLIVEIRA, Acauam Silverio de. O evangelho marginal dos Racionais MC’s. Sobrevivendo no Inferno. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.

RACIONAIS MC’s. Sobrevivendo no Inferno. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.

RACIONAIS MC’s. Sobrevivendo no Inferno (CD). Disponível em
https://open.spotify.com/album/1UzrzuOmZfBgXyS3pgKD10 Acesso em 26/03/2019.

SANGION, Juliana. Unicamp divulga lista de obras de leitura obrigatória para o vestibular 2020.
Disponível em https://www.unicamp.br/unicamp/noticias/2018/05/24/unicamp-divulga-lista-de-obras-deleitura-obrigatoria-para-o-vestibular-2020 Acesso em 26/03/2019.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Queremos saber a sua opinião, deixe um comentário!x