[RESENHA] AS SOMBRAS DE LONGBOURN, DE JO BAKER

Sinopse: “Admiradora de Jane Austen, a romancista Jo Baker perguntava-se quem seriam aquelas presenças pontuais e quase inumanas que serviam à mesa ou entregavam um recado para os personagens de Orgulho e preconceito, um dos romances mais recontados em versões literárias desde a sua publicação, há duzentos anos. Por trás de cada descrição da toalete das irmãs Bennet havia certamente o trabalho de uma criada, e cada refeição servida implicava uma cozinheira, um mordomo para servi-la. Qual seria a história não contada desses personagens? As sombras de Longbourn é o romance dessas figuras invisíveis. Sob o comando da governanta e cozinheira sra. Hill, trabalham Sarah e Polly, duas jovens trazidas de um orfanato quando ainda eram crianças para trabalhar na casa. O mordomo idoso, sr. Hill, serve à mesa e divide a administração da casa com a sra. Hill. Os quatro formam um pequeno exército de empregados que labuta dezoito horas por dia para que a família Bennet goze do máximo conforto possível. A chegada de James Smith, um jovem lacaio recém-contratado, irá movimentar o andar de baixo da casa, revelando antigas tensões entre empregados e patrões. Por sua impressionante pesquisa sobre a vida cotidiana no início do século XIX, e também por impor um estilo próprio a sua narrativa, Jo Baker recebeu elogios de críticos e publicações como The New York Times, que considerou As sombras de Longbourn “excepcional: não uma sequência, mas um olhar comovente sobre o mundo de Orgulho e preconceito, só que do ponto de vista da área de serviço”. “Deliciosamente audacioso.” – New York Times Books Review”

 

As Sombras de Longbourn é um romance escrito por Jo Baker, publicado no Brasil pela Companhia das Letras, baseado em Orgulho e Preconceito, de Jane Austen. A história usa o clássico como plano de fundo para contar o dia a dia dos criados de Longbourn, casa da família Bennet, assim como suas paixões e desejos.

Em Orgulho e Preconceito os criados quase não aparecem. Contudo, mesmo em uma casa com poucos recursos como a dos Bennets, haviam empregados que executavam das tarefas mais simples as mais complicadas para a família; como pentear os cabelos das mulheres e recolher os penicos sujos pela manhã, por exemplo. Era um trabalho árduo e mal remunerado, mas que representava abrigo, proteção e comida para quem era pobre e sem estudo.

As Sombras de Longbourn são os criados Sr. Hill, o mordomo; a Sra. Hill, governanta e cozinheira; Sarah e Polly, criadas; e James, o lacaio e ajudante para serviços diversos. Jo Baker soube entrelaçar muito bem as duas histórias. Elas coexistem, mas são quase totalmente independentes. O livro também começa com a chegada da família Bingley, mas depois toma seu próprio rumo. As criticas sociais, feitas tão ironicamente por Jane Austen, aqui se tornam mais pesadas e tangíveis, pois tratam-se de pessoas que só existem para servirem outras; suas necessidades e anseios devem vir depois das dos seus patrões.

A criada Sarah é a personagem central da história. Ela é uma jovem órfã, acolhida pela Sra. Hill, que tem uma vida dura de trabalho pesado. É sonhadora e almeja mais do que apenas servir; tem o desejo de ser livre para viver a própria história. Fica inquieta com a chegada de James, um forasteiro que oferece os seus serviços aos Bennets e que ela tem certeza que esconde muitos segredos.

 

“‘Não sei mesmo o que pensar de você’, disse ela.

‘Por favor, não se dê ao trabalho de tentar’.

Ela girou o corpo e voltou com passos pesados para a cozinha. Ele era uma mistura tão grande e frustrante de solicitude, cortesia e incivilidade que Sarah não conseguia formar uma ideia clara a seu respeito. De uma coisa, porém, tinha certeza: ele estava mentindo. Não era o que fingia ser. Podia ter enganado todo mundo em Longbourn, mas a ela não enganava. Nem por um minuto.” (p. 60)

 

Claro que, com o passar das páginas, vemos que a inquietação de Sarah é algo mais que curiosidade. Eles vivem um romance como poucos que eu já vi. É um amor duro, árduo, assim como a vida deles.

 

“Como era possível que ela pensasse nele, e só nele, durante horas e dias a fio, que a imagem dele fosse a primeira a passar por sua mente de manhã e a última recordada em minúcias da noite, se ele – isto estava claríssimo para ela – nem tinha a menor consciência da existência dela, nunca?” (p. 96)

 

Os acontecimentos mais importantes de Orgulho e Preconceito são citados em As Sombras de Longbourn, mas de uma forma que você se sente espiando da fresta da porta, assim como os criados. Quando o Sr. Collins esteve em Longbourn pela primeira vez, Sarah pensou em lhe dizer algo que eu também pensei na minha primeira leitura do romance de Austen. Já pensaram que a Mary seria uma esposa perfeita para o Sr. Collins? Talvez pela arrogância dele, ela não tenha lhe vindo à mente como opção, mas acho os dois bem adequados um para o outro.

 

“Sarah inclinou a cabeça. Gostaria de se mostrar mais encorajadora. Pense em Mary, Sr. Collins. Essa seria a resposta mais útil e gentil a lhe dar. Em questões de interesses e temperamento, bem como de beleza, Mary e o Sr. Collins seriam um casal mais viável, mas se ele não era capaz de ver isso por conta própria, não competia a ela dizê-lo.” (p. 155)

 

O livro é dividido em três partes e uma conclusão. Nas partes um e dois, as histórias são mais próximas. Os acontecimentos mais marcantes de Orgulho e Preconceito, como já dito, estão lá. Já na parte três, a história de Baker toma rumo próprio. Inclusive, um fato interessante sobre este livro, é que quando Elizabeth viaja para Kent, em sua visita a Charlote Collins, Sarah também viaja, como sua criada pessoal. Enquanto uma recusa a um pedido de casamento bastante indelicado, a outra sofre com saudades do seu amor.

 

“Eu lhe escreveria uma carta, James. Se eu tivesse papel. Se tivesse tinta. Se tivesse um porte franco com que enviá-la. (…) Eu escreveria sobre como você me faz ser inteiramente eu mesma e ser mais real do que jamais imaginei possível. Eu lhe perguntaria se você sente a minha falta como eu sinto a sua, a ponto de no mundo todo não existir outro lugar que signifique alguma coisa para mim a não ser aquele onde você está. Eu diria que os dias que faltam para eu ver você de novo só existem para que eu passe logo por eles, são como uma conserva fria ou a faina de todos os dias, nada de bom se pode esperar deles, mas que enfim eles vão passar e eu estarei a caminho de casa para encontrar você.” (p. 269)

 

As Sombras de Longbourn é um livro intenso. Você percebe que a relação entre patrões e empregados era ao mesmo tempo íntima e distante. Os criados trabalhavam pesado para atender às mordomias de seus patrões, mas ainda assim, conseguiam ter suas vidas, seus amores, seus sonhos. Foi um livro que me surpreendeu bastante. A história é tão verossímil que tive raiva da Elizabeth e do Sr. Darcy em alguns momentos. Mas então respirei e vi que aquela era só mais uma forma de ver a história. A forma de Jo Baker; a visão dos empregados. Então entendi e aceitei a proposta do livro. Recomendo muito, especialmente para os fãs de Downton Abbey.

 

 

SOBRE A AUTORA: Jo Baker nasceu em Lancaster, Inglaterra. Estudou literatura em Oxford e é ph.D. em Literatura irlandesa pela Universidade Queen’s. Foi redatora na BBC Radio 4 e tem contos publicados em diversas coletâneas na Inglaterra e nos Estados Unidos. As Sombras de Longbourn, seu quinto romance, já foi publicado em diversos países e será adaptado para o cinema. (orelha do livro)

 

 

Título: As Sombras de Longbourn
Autora: Jo Baker
Tradução: Donaldson M. Garschagen
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 450

Compre pela Amazon: As Sombras de Longbourn

 

Resenha em colaboração com o blog Escritoras Inglesas

 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
trackback

[…] Com a proximidade da pré-venda, li muitos comentários elogiando o livro e me interessei. Li  As Sombras de Longbourn e adorei. Conheci outras boas adaptações do clássico e fiquei encantada… Meu preconceito, […]

1
0
Queremos saber a sua opinião, deixe um comentário!x