[RESENHA] A PROMESSA DA ROSA, DE BABI A. SETTE

Sinopse: “Século XIX: status, vestidos pomposos, carruagens, bailes… Kathelyn Stanwell, a irresistível filha de um conde, seria a debutante perfeita, exceto pelo fato de que ela detesta a nobreza; é corajosa, idealista e geniosa. Nutre o sonho de ser livre para escolher o próprio destino, dentre eles inclui o de não se casar cedo. No entanto, em um baile de máscaras, um homem intrigante entra em cena… Arthur Harold é bonito, rico e obstinado. Supondo, por sua aparência, que ele não pertence ao seu mundo, a impulsiva Kathelyn o convida a entrar no jardim – passeio proibido para jovens damas. Nunca mais se veriam, ela estava segura disso. Entretanto, ele é o nono duque de Belmont, alguém bem diferente do homem que idealizava, só que, de um instante a outro, o que parecia a aventura de uma noite se transforma em uma paixão sem limites. Porém, a traição causada pela inveja e uma sucessão de mal-entendidos dão origem ao ciúme e muitas reviravoltas. Kathelyn será desafiada, não mais pelas regras sociais ou pelo direito de trilhar o próprio caminho, e, sim, pela única coisa capaz de vencer até mesmo a sua força de vontade e sua enorme teimosia: o seu coração.”

 

“Enquanto houver histórias de amor nascendo e vivendo em nossos corações, todas as rosas cumprirão a sua promessa.”

 

A Promessa da Rosa, da autora brasileira Babi A. Sette, é um romance de época, ambientado, em sua maior parte, na Inglaterra do século XIX.

Nossa protagonista é Kathelyn Stanwell, a filha mais velha do Conde de Clifford, mas que tem certo desprezo pela sociedade a qual está inserida. Seu sonho é ser livre e casar-se apenas por amor. É uma jovem inteligente, até em demasia, para uma dama da época; tinha grande conhecimento da língua grega e de cultura antiga. Sua sabedoria, aliada à beleza conquistam o Duque de Belmont, Arthur Harold, que fará o que estiver ao seu alcance para possuir a jovem. Digo possuir, pois o Duque, inclusive por seu título, é um homem acostumado a ter tudo o que deseja, sem que haja negativas ou dificuldades. Kathelyn é uma moça a frente de seu tempo, considerada rebelde por seus pais, e que não se dobrará facilmente a nenhum homem, mesmo ele sendo um Duque. Sendo assim, Belmont firma um acordo em segredo com o pai da jovem, em que o compromisso de casamento já fica acertado, tendo o intuito de conquistá-la antes de levá-la ao altar.

Sem saber do acordo, mas cada vez mais atraída por Belmont, Kathelyn deixa-se levar. Os dois apaixonam-se perdidamente um pelo outro, entretanto, a inveja, o ciúme, um grande mal entendido e a hipocrisia ferina da alta sociedade tornará esse amor mais difícil.

“Em anos como preceptora, nunca tive tanta certeza como tenho agora de que todos esses títulos de damas e cavalheiros, todos esses gestos afetados e normas rigorosas são vestes falsas que escondem pessoas mais sujas do que qualquer meretriz barata e mais cruéis do que assassinos sanguinários. – Bateu com a bengala no chão, como que para evocar a força do que acabara de dizer. – Vamos! – Puxou o braço de Kathelyn, que a seguiu entre saias, nuvens de véus, olhares de monstros e línguas maldosas em um campo de batalha.”

 

Muitos acontecimentos me fizeram odiar o Duque de Belmont. Por impulso, pelo ciúme cego, ele torna a vida de Kathelyn miserável. Contudo, todos os acontecimentos do romance contribuem para sua absolvição, por assim dizer. O amor regido por regras tão rígidas muitas vezes pode trilhar caminhos complicados até conseguir florescer.

“Você sempre estará em casa quando mergulhar no seu coração.”

 

Quando tudo caminhava para esta ser mais uma leitura água com açúcar, o romance de Babi A. Sette transformou-se em um sem fim de reviravoltas; uma trama tão arrebatadora que só permitiu que eu largasse o meu kindle após ler as últimas palavras! Definitivamente não é um romance comum e é uma grande felicidade ler uma história tão rica escrita por uma autora brasileira.

 

 

Título: A Promessa da Rosa
Autora: Babi A. Sette
Editora: Novo Século
Páginas: 510

Compre na Amazon: A Promessa da Rosa

 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
trackback

[…] com um nó na garganta, assim como muitos outros leitores. É uma história cheia de reviravoltas, como eu já havia dito na resenha que fiz, mas o final acabou por ser demasiadamente abrupto. Tudo indicava que Arthur e kathelyn iriam […]

1
0
Queremos saber a sua opinião, deixe um comentário!x