[RESENHA] QUESTÕES FUNDAMENTAIS DA ESCRITA CRIATIVA, DE KÁTIA REGINA SOUZA

Sinopse: “Questões Fundamentais da Escrita Criativa é uma leitura inspiradora para quem já escreve, demonstrando a partir de conversas com autores como Luiz Antonio de Assis Brasil, Luiz Rufatto, Valesca de Assis e Carol Bensimon que as dúvidas que nos paralisam ou angustiam são também as de todos os autores, sejam eles iniciantes ou muito experientes. São conversas e profundas reflexões sobre questões tais quais “O que é um texto de qualidade?”, “Como transformar a ideia bruta em história?”, “Como funciona o processo criativo?”, “O que muda de acordo com o público-alvo?”. E, talvez a mais angustiante delas, “Como se manter criativo e evitar bloqueios?”. Entrevistas com os seguintes profissionais de Escrita Criativa: Andrea Siqueira, Caio Riter, Carol Bensimon, Celso Sisto, Edvaldo Pereira Lima, Enéias Tavares, Gabriel Mueller, Gilberto Fonseca, Ismael Caneppele, Jacira Fagundes, Luiz Antonio de Assis Brasil, Luiz Ruffato, Marcelo Spalding, Márcia Ivana de Lima e Silva, Richard Serraria, Roberta Cirne, Ronald Augusto, Tiago Rech, Valesca de Assis.”

 

“Escrever é fácil. Você começa com uma letra maiúscula e termina com um ponto final. No meio você coloca as ideias”. Essa frase do Pablo Neruda sempre me intrigou. Ao mesmo tempo em que a acho linda, mal consigo explicar o pânico que ela me causa enquanto escritora. Porque quem já pelo menos tentou escrever alguma coisa sabe: é muito difícil organizar as ideias e preencher “esse meio do texto”.

Quem pode escrever? O que é um texto de qualidade? Como transformar ideia bruta em história? E quanto à criação de personagens? Qual é a importância da revisão no processo de criação? Quais as principais dificuldades do processo de escrita? Essas são apenas algumas das perguntas que Kátia Regina Souza fez para diversos autores como Luiz Rufatto, Carol Bensimon e Luiz Antonio de Assis Brasil, fazendo um recorte preciso sobre as Questões fundamentais da escrita criativa, livro-reportagem publicado recentemente pela editora Metamorfose.

Kátia Regina Souza é autora também de A fantástica jornada do escritor no Brasil, ideal para quem quer começar a escrever e publicar, mas, dizendo de forma geral, não sabe como ou não conseguiu superar a síndrome do impostore dar os primeiros passos. Já nesse segundo livro, voltado para quem escreve (ou está tentando) a autora abre espaço para o diálogo sobre questões do processo de escrita muitas vezes inacessíveis aos escritores que nunca fizeram um curso de escrita criativa, por exemplo. Para quem teve pouco ou nenhum acesso a detalhes sobre como uma ideia vira texto e como um texto vira um original pronto para ser publicado, aqui vai encontrar detalhes e depoimentos bastante sinceros de quem já tem uma carreira bem sólida na escrita. Com as perguntas certas, Kátia conseguiu sintetizar as experiências de diversos escritores, de vários formatos e gêneros de publicação.

Assim como em A fantástica jornada do escritor no Brasil, Questões fundamentais da escrita criativa não é um manual didático de escrita, não ensina como ser um escritor rico e de sucesso etc. Na verdade, se você gosta mesmo de escrever, sugiro fugir desse tipo livro (ou curso ou qualquer coisa do tipo). Procure técnicas, ouça quem tem mais experiência, mas trabalhe e busque seu próprio caminho. Os livros da Kátia Regina Souza são ótimos e o que eu encontrei de mais direto sobre o ofício da escrita. Destaco dois pontos interessantes que aprendi lendo os livros dela: você é escritor mesmo que não seja um best-seller e ler e aprender, principalmente com gente pé no chão e mais experiente, nunca é demais.

 

“A fantástica jornada do escritor no Brasil” e “Questões fundamentais da escrita criativa”, livros de Kátia Regina Souza (Editora Metamorfose).

 

“Nada resta a dizer além de: trabalhe. Todos os dias, se viável. Pois é isso que você quer, não? Comece com um parágrafo por dia, somente. Encontre tempo ao voltar de ônibus para casa, quando estiver com insônia, no intervalo do emprego ou entre uma troca de fraldas e outra. Compartimentalize: se imaginar o resultado final causa angústia, pense na menor parte possível da história, a palavra. Qualquer idiota sabe anotar palavras em sequência numa folha de papel. Se você for um idiota instruído, que lê muito sobre escrita criativa, mais fácil ainda. Não tenha medo de inícios.

Então… O que continua fazendo aqui? Feche o livro (ou desligue o e-reader) e vá escrever.” (p. 162)

 

 

Questões fundamentais da escrita criativa é uma leitura bem gostosa. É como se estivéssemos na plateia de uma mesa redonda bem informal sobre escrita criativa. Vale a pena ler e ter na estante, para consultar nos momentos de desespero. Escritores vão entender o porquê.

 

 

SOBRE A AUTORA: Kátia Regina Souza é jornalista, revisora, tradutora e, há alguns anos, tenta ser escritora também. Gosta de contar boas histórias, sejam elas ficionais ou não. Portanto, escreve livros-reportagem para adultos e literatura fantástica, usualmente, para crianças. Além de Questões fundamentais da escrita criativa, é autora de O Velho Mundo (2016) e A fantástica jornada do escritor no Brasil (2017). Site: katiareginasouza.com

 

 

 

 

 

 

 

 

Título: Questões fundamentais da escrita criativa

Autora: Kátia Regina Souza

Editora: Metamorfose

Páginas: 176

Compre na Amazon: Questões fundamentais da escrita criativa.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Queremos saber a sua opinião, deixe um comentário!x