[SORTEIO] O Rio de Janeiro dos fados, minhotos e alfacinhas – O antilusitanismo na Primeira República

[SORTEIO] O Rio de Janeiro dos fados, minhotos e alfacinhas – O antilusitanismo na Primeira República

Ao tratar do antilusitanismo na Primeira República, este livro amplia a discussão do tema para além de um sentimento alimentado contra o ex-colonizador. Aborda como os portugueses travavam diariamente uma árdua luta pela subsistência, fazendo da necessidade um trunfo no mercado de trabalho carioca.

Como trabalhadores e proprietários, dessa maneira julgavam ter direito à terra e, por conseguinte, à nacionalidade brasileiras. Na mesma proporção que discriminavam e açambarcavam as melhores oportunidades de trabalho, eram discriminados e contra eles não raro surgia o grito de “Mata galegos!”.

Sobre a autora – Professora titular do Instituto de História da UFF, bolsista de produtividade do CNPq e Cientista do Nosso Estado/Faperj, Gladys Sabina Ribeiro coordena o Núcleo de Estudos de Migrações, Identidades e Cidadania e é pesquisadora do Centro de Estudos do Oitocentos e fundadora da Sociedade Brasileira de Estudos do Oitocentos. Publicou “Mata galegos: os portugueses e os conflitos de trabalho na República Velha” e “A liberdade em construção: identidade nacional e conflitos antilusitanos no Primeiro Reinado”.

Leia o sumário e o prefácio deste livro clicando aqui.

Para comprar, clique aqui.

 

 

Em parceria com o blog, a Eduff disponibilizou DOIS exemplares do livro “O Rio de Janeiro dos fados, minhotos e alfacinhas – O antilusitanismo na Primeira República”, de Gladys Sabina Ribeiro, para sorteio! Para participar é simples, basta preencher pelo menos uma das entradas do formulário Rafflecopter abaixo. A primeira entrada já garante a participação, no entanto, preenchendo todos os requisitos o participante terá mais chances de ganhar (cada entrada garante um número de fichas de participação). Quanto mais entradas você preencher, mais chance terá de ganhar! Leia as regras e boa sorte!

 

  • O sorteio é válido apenas em território nacional (Brasil);
  • Serão dois ganhadores, e o prêmio para cada um é de 1 (um) exemplar do livro “O Rio de Janeiro dos fados, minhotos e alfacinhas – O antilusitanismo na Primeira República”, de Gladys Sabina Ribeiro, e marcadores diversos do Blog Tamires de Carvalho e parceiros;
  • Os livros serão enviados via Correios, por registro módico, pelo Blog Tamires de Carvalho, em até três dias úteis após o contato dos ganhadores, que deverão informar o endereço completo;
  • É importante ressaltar que o ganhador que não tiver cumprido os requisitos solicitados para participar do sorteio será desclassificado. Tivemos casos de pessoas que preencheram o formulário, mas não curtiram a página do facebook, por exemplo.
  • O Blog Tamires de Carvalho custeará o envio do prêmio aos sorteados apenas no primeiro envio. Caso haja algum problema com a entrega e o envelope seja devolvido, o ganhador que tenha tido esse problema custeará a segunda remessa;
  • O sorteio será realizado no dia 30 de abril de 2019 (terça-feira) e o resultado ficará visível nesta página, além de ser compartilhado nas redes sociais do Blog Tamires de Carvalho.
  • O ganhador deve entrar em contato com o Blog Tamires de Carvalho por e-mail ou mensagem privada (Facebook, Instagram ou Twitter) em até 48 horas após a divulgação do resultado do sorteio, caso contrário, o sorteio será refeito.

 

a Rafflecopter giveaway

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Queremos saber a sua opinião, deixe um comentário!x