[EDUCAÇÃO] JOGO KONTAÊ HEROÍNAS NEGRAS BRASILEIRAS

 

O professor Alexander Francisco criou o jogo Kontaê Heroínas Negras Brasileiras, baseado no livro Heroínas Negras Brasileiras em 15 cordéis, de Jarid Arraes. As ilustrações das cartas são de Alexandre Magalhães. O melhor de tudo: este jogo está disponível para uso grauito em salas de aula, rodas de leitura e onde mais você quiser jogar!

 

KONTAÊ! Heroínas negras brasileiras – é um jogo criado como artefato para a dissertação de mestrado em NOVAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO. Foi pensado para ser usado como meio didático e aplicado em forma de dinâmica, nas competências de História, Língua Portuguesa, Artes etc (conforme lei 11.645/08), além de atender à habilidades específicas da BNCC (Base Nacional Comum Curricular – 2018).

O principal objetivo do jogo KONTAÊ! é divertir enquanto discute a representação e o protagonismo negro no período pós-abolição do Brasil, com destaque para os importantes feitos de quatro heroínas negras brasileiras: Antonieta de Barros, Carolina Maria de Jesus, Laudelina de Campos Melo e Tia Ciata (versão inicial).

O jogo KONTAÊ! une as cartas do jogo com as informações contidas neste site por meio da tecnologia dos QR Codes presentes nos componentes. Assim, os alunos podem estudar as informações textuais e os vídeos de uma das personagens históricas, antes de iniciar o jogo KONTAÊ!, onde devem reunir as cartas de personagem, de dados históricos e de dados em verso, os quais podem ser usados para cantar ou declamar!

 

 

Você pode baixar o jogo completo e ler todas as informações e regras no site do Kontaê, clicando aqui!

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Queremos saber a sua opinião, deixe um comentário!x