[LANÇAMENTO] ESCRITORAS DO BRASIL: A MULHER MODERNA, DE JOSEFINA ÁLVARES DE AZEVEDO

Sinopse: “Primeiro volume da Coleção Escritoras do Brasil, A mulher moderna reúne textos de Josefina Álvares de Azevedo (1851-1913), jornalista, escritora e precursora do feminismo no Brasil.

Organizada por Maria Helena de Almeida Freitas e Mônica Almeida Rizzo Soares, a obra contém artigos da autora, originalmente publicados no periódico A família, fundado por ela em 1888, e enfeixados posteriormente no livro A mulher moderna – trabalhos de propaganda, editado no Rio de Janeiro em 1891.

A autora pugnava pela educação da mulher como ferramenta essencial para a sua emancipação. Tanto em artigos publicados no seu jornal quanto na comédia de costumes O voto feminino – de 1890 e presente no volume –, ela defendia a causa do direito da mulher ao voto.

A Coleção Escritoras do Brasil, coordenada pela Biblioteca Acadêmico Luiz Viana Filho, do Senado Federal, tem o propósito de divulgar o trabalho intelectual de escritoras de pouca presença no cânone literário nacional.”

 

O Senado Federal está organizando uma série de livros que visa resgatar a memória e a produção literária de mulheres que acabaram apagadas do cânone literário ao longo dos anos, muito em razão, obviamente, do machismo presente em nossa sociedade. O primeiro volume, A mulher moderna, de Josefina Álvares de Azevedo, já está disponível para compra ou download gratuito clicando neste link. 

 

Veja o vídeo da TV Senado sobre a Coleção Escritoras do Brasil:

 

Josefina Álvares de Azevedo (1851-1913), professora, jornalista e escritora, foi uma incansável defensora dos direitos políticos femininos no Brasil, afirmando ser a educação da mulher essencial para a sua emancipação. Fundou em 1890 a revista A Família, importante divulgador das ideias feministas. A Mulher Moderna, publicado originalmente em 1891, compõe-se de artigos publicados na Revista A Família, dedicado à defesa da emancipação feminina. Inclui a peça “O voto feminino”, escrito com o objetivo de fortalecer a luta das mulheres pelo direito de voto.

A edição impressa custa R$ 15,00 e pode ser comprada clicando aqui.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Queremos saber a sua opinião, deixe um comentário!x