POEMAS ESCOLHIDOS, DE CARLOS DE ASSUMPÇÃO: E-BOOK GRÁTIS NO SITE ARTEFATO

POEMAS ESCOLHIDOS, DE CARLOS DE ASSUMPÇÃO: E-BOOK GRÁTIS NO SITE ARTEFATO

Um dos decanos da literatura afro-brasileira, o poeta Carlos de Assumpção nasceu em Tietê-SP, em 23 de maio de 1927. Nesta cidade, concluiu o Curso Normal. Mais tarde, passa a residir em Franca-SP, onde obtém formação universitária em Direito, Português e Francês. Foi colaborador da Revista Literária Veredas, do Suplemento Cultural Arte Agora e do Suplemento Cultural do Diário Oficial do Estado.

É membro da Academia Francana de Letras, coordenador do Grupo “Canto e Verso”, responsável pela realização de rodas de poemas em escolas. Além disso, coordena o evento “A Semana da Raça” e o coral “Afro-Francano”. Em 1958, o poeta recebeu o título de Personalidade Negra, no 70º aniversário da Abolição, conferido pela Associação Cultural do Negro, em São Paulo. Foi também homenageado com a Placa de Prata da VII Semana Cornélio Pires, em Tietê/São Paulo, 1996. E, em 1982 recebeu novo título, desta vez o de Personalidade do Ano, em Franca/São Paulo.

É autor do famoso poema “Protesto”, com o qual ganhou, em 1982, o primeiro lugar no Concurso de Poesia Falad@, de Araraquara – SP. Tal poema marcou época e simbolizou a ascensão e as reivindicações da intelectualidade negra do Estado de São Paulo, tornando-se referência obrigatória para as novas gerações e foi, ainda, incluído em diversas antologias em inglês, francês e alemão.

Participou de algumas publicações de Cadernos Negros. Em sua auto apresentação, no número 7 dessas antologias, afirma acreditar que “um dia seremos realmente todos irmãos. Contudo, a concretização desse anseio, deste sonho de muitos dependerá da luta de todos os homens…” (1984, p. 18).

Carlos de Assumpção lançou também um CD intitulado Quilombo de Palavras em 1998 numa parceria com o poeta Cuti, outro importante intelectual afro-brasileiro.

Fonte: site Literafro via @afrobrasiletras

 

Você pode conhecer a obra de Carlos de Assumpção baixando GRATUITAMENTE o e-book Poemas escolhidos, no site Artefato, clicando aqui. Recentemente a Companhia das Letras lançou pela primeira vez a obra reunida do autor no livro Não pararei de gritar.

 

Veja também:

Carlos de Assumpção: Protesto, filme de Alberto Pucheu

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Queremos saber a sua opinião, deixe um comentário!x