[RESENHA] ADULTA SIM, MADURA NEM SEMPRE: FRALDAS, BOLETOS E POUCO COLÁGENO, DE CAMILA FREMDER

Sinopse: A vida adulta chega de uma hora para outra e nem sempre estamos preparados para ela. E tudo bem.

Um dia você é a jovem moderna que ouve música alta e incomoda a vizinha. Num piscar de olhos é você quem está interfonando para o porteiro e reclamando, aos berros, do som da garota que mora no andar de cima. O que aconteceu? Simples: a vida adulta chegou. Quer dizer, não tem nada de simples.
Como Camila Fremder mostra neste seu novo livro, a vida adulta costuma chegar de uma hora para outra, sem avisar, sem um curso preparatório, sem nada. Ou pelo menos é assim que a gente se sente. E a consequência disso é muito estranhamento, reflexões e boas risadas.
Saem de cena as noites agitadas e os dias sem grandes preocupações, sendo substituídos por fraldas (no caso de quem tem filho), boletos e muita paranoia com a aparência. Com observações perspicazes e bom humor, Camila nos ajuda a entender e aceitar melhor essa transição. Um livro que você não vai conseguir largar. A menos que o bebê acorde ou esteja na hora de você correr para o batente.”

 

É muito estranho, mas terminei esse livro com a sensação que a Camila Fremder espiou os últimos anos da minha vida pela fresta da porta e só mudou um detalhe ou outro para compor Adulta sim, madura nem sempre: fraldas, boletos e pouco colágeno (Paralela, 2018). Não é possível que as mulheres adultas, sobretudo as com filhos, sejam tão iguais. Ou seria?

Sou muito fã do livro Como ter uma vida normal sendo louca (Agir, 2013) e neste livro solo Camila Fremder também conseguiu me arrancar boas risadas, além de me deixar pasma com o quanto temos em comum (me adiciona no zap, Camila?). Só não li o livro em uma única sentada porque precisei parar na hora do meu almoço: recebi um alerta das lojas americanas, as fraldas e os lenços umedecidos estavam em promoção! Quem é mãe sabe que promoção de fralda é uma notícia tão boa quanto ouvir que o salário caiu na conta. Neste caso, o salário conta como um aviso que você já pode ir até as lojas americanas para comprar fraldas e lenços umedecidos.

As mães de primeira viagem com filhos ainda pequenos e as gestantes vão se identificar muito com esse livro (como eu queria ter lido esse livro quando estava grávida da Olívia!), mas ele também pode ser uma ótima pedida para as mulheres que ainda não têm filhos (mas planejam no futuro), ou para as tias que em breve ganharão um sobrinho, ou ainda se você tem uma grande amiga que vai ser mamãe. Até se você não for nada disso, mas queira rir um pouco e saber como é a vida do lado de cá. Adulta sim, madura nem sempre é um livro super divertido, muito na pegada “maternidade real” e “vida real”, pois a vida adulta é mesmo cheia de medos, inseguranças, frustrações, mas é só respirar fundo e repetir “vai ficar tudo bem”, que os batimentos cardíacos logo voltam ao normal (dica da Camila).

 

“Porque ser adulto, no final das contas, é descobrir novos medos e enfrentá-los todos os dias.”

 

“Hoje já visto looks mais elaborados, mas sempre fazendo composições que são a cara da mãe moderna, como uma mancha de papaia no canto da gola alta, ou um resto de queijo branco estrategicamente grudado na alça da bolsa, onde fica evidente também a tampa da mamadeira para fora. E, para dar textura aos cabelos, nada como uma sopa de mandioquinha com espinafre. É incrível como a moda me acompanha em todos os momentos da vida.”

 

Deixando aqui o meu depoimento, porque mãe adora falar sobre a sua cria e eu não sou diferente de jeito nenhum, no trabalho eu sempre demoro algum tempo para perceber que estou com a roupa suja, por mais que eu faça tudo-o-que-tem-de-ser-feito para arrumar a Olívia para ir para a casa da avó dela ANTES de me vestir para o trabalho. De vez em quando o meu colega, meio sem jeito, fala “Tamires, tem uma coisa aí na sua blusa…”. E sabe de uma coisa, eu acho graça toda vez. É a vida que eu escolhi para mim e todo mundo — que tem filhos crescidos — diz para eu aproveitar bastante, porque essa fase é ótima.

Falando em fase ótima, ainda não stalkeei, mas acho que o filho da Camila é mais novo que a minha filha Olívia. Sabe por que eu sei? Se o Arthur tivesse a idade da Olívia, esse livro teria pelo menos um capítulo sobre desenhos e séries infantis e como essa programação torna-se mais presente na nossa vida que as produções para adultos. Um belo dia o seu filho está dormindo e você ainda está assistindo — com atenção — a algum episódio do Show da Luna (aprendo muita coisa com a Luna, não tenho vergonha em admitir). Em outro, o seu marido te chama para ver aquele episódio em que a Peppa Pig vai até o Palácio de Buckingham conhecer a Rainha Elizabeth, tentando não te dar spoilers porque ele já viu.

Mas isso tudo melhora, aos poucos a programação vai ficando mais diversa. Um dia eu estava vendo um pedacinho de Cinquenta tons de liberdade com a Olívia (por favor, leiam até o final e não chamem o Conselho Tutelar), só o comecinho, de curiosidade, e ela falou “olha o papai e a mamãe de moto na praia”. Fiquei toda inchada, porque se o Christian e Anastasia Gray são como o papai e a mamãe, ela nos tem em altíssima conta! Para que todos fiquem tranquilos, na primeira vez em que o casal ficou sozinho no quarto (eles estavam em lua de mel, como se precisassem de motivo para transar… quem leu os livros sabe do que estou falando) eu mudei de canal, porque com criança a gente tem que ter muito cuidado com o que assiste e com o que fala. Eles ouvem e repetem mesmo se você disser “merda” lá da cozinha e eles estiverem no quarto, vai por mim.

Voltando ao livro, Adulta sim, madura nem sempre: fraldas, boletos e pouco colágeno, é uma ótima leitura, com texto leve, divertido, capítulos curtos e viciantes, tudo de bom! Aproveita e compra logo dois, pois esse é um livro ótimo também para presentear!

 

 

 

Título: Adulta sim, madura nem sempre: fraldas, boletos e pouco colágeno

Autora: Camila Fremder

Editora: Paralela

Páginas: 144 (e-book)

Compre na Amazon: Adulta sim, madura nem sempre: fraldas, boletos e pouco colágeno.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Queremos saber a sua opinião, deixe um comentário!x