[RESENHA] ATÉ AS PRINCESAS SOLTAM PUM, DE ILAN BRENMAN

[RESENHA] ATÉ AS PRINCESAS SOLTAM PUM, DE ILAN BRENMAN

Sinopse: “Laura é uma garotinha (como toda criança) bem curiosa e uma das questões que mais a intriga (e a seus colegas de escola também) é saber se as princesas soltam ou não pum. Ela recorre ao pai para esclarecer a dúvida tão perturbadora, que, por sua vez, recorre ao antigo “livro secreto das princesas” e, com ele, a confirmação “sim, Cinderela, Branca de Neve e até a Pequena Sereia sempre soltaram pum. “. Mesmo diante da realidade, Laura sabe que as princesas dos contos de fadas continuam a ser as mais lindas princesas.”

 

Foi com este livro que eu inaugurei a hashtag #bibliotecadaolivia no meu perfil @tamires_decarvalho no Instagram, para sugerir e comentar sobre livros de literatura infantil, coisa que eu fazia só aqui no blog, mas não com muita frequência. Tenho tido bom retorno nos comentários, é sempre bom trocar experiências com outros pais, cuidadores e pessoas que reconhecem a importância da formação de leitores desde sempre. Até as princesas soltam pum é um dos livros favoritos da Olívia no momento e é tão divertido que até os adultos vão gostar (o que é importante, porque não há limite para as releituras quando a criança gosta de um livro)!

O autor, Ilan Brenman, tem uma característica que eu acho muito importante, especialmente em livros infantis: ele não facilita a linguagem nem pressupõe que a criança é boba ou não vai entender determinado termo. Aqui não tem nada deliberadamente facilitado. Muita gente pode se surpreender, mas as crianças são muito inteligentes, curiosas e têm plena capacidade de raciocínio. O que elas não souberem, vão perguntar sem a menor cerimônia, o que é ótimo! Não são as perguntas que nos apontam o caminho para frente? Em Até as princesas soltam pum, usa-se, inclusive, o termo problemas gastrointestinais e flatulências das princesas. Difícil? Nem um pouco! As ilustrações de Ionit Zilberman dão um charme a mais à história, e o livro vem com um QR Code que dá acesso a narração da saga das princesas peidorreiras feito pelo autor! Eu adoro e recomendo muito!

 

 

Título: Até as princesas soltam pum

Autor: Ilan Brenman

Ilustrações: Ionit Zilberman

Editora: Brinque-Book

Páginas: 28

“Faixa etária” (entre aspas mesmo, porque isso quem realmente define são os responsáveis e, é claro, os leitores): 6-8 anos

 

Compre na Amazon: Até as princesas soltam pum

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Queremos saber a sua opinião, deixe um comentário!x