[RESENHA] POLDARK: DEMELZA, DE WINSTON GRAHAM

Sinopse: “No segundo livro da amada série Poldark, de Winston Graham, Demelza Carne, a filha de um humilde mineiro resgatada por Ross Poldark, agora se encontra na feliz posição de sua esposa. No entanto, os acontecimentos destes anos turbulentos testam o seu casamento e o amor que ela e Ross nutrem um pelo outro. 

Enquanto Ross inicia uma amarga batalha pelos direitos das comunidades mineiras, os esforços de Demelza para se adaptar aos modos da aristocracia (e aos do marido) a colocam em situações cada vez mais estranhas e embaraçosas, por meio das quais ela se torna confiante, refinada e adorável. Além disso, o nascimento de sua primeira filha lhe traz uma felicidade que jamais sentiu antes.

Mas quando a tragédia ataca e espalha as sementes de uma antiga rivalidade entre Ross e o poderoso George Warleggan, será que Demelza conseguirá superar as dificuldades antes que elas destruam suas chances e as de seu marido de serem felizes?

Com o deslumbrante pano de fundo da Cornualha do final do século XVIII, Demelza traz para os leitores uma das melhores histórias de amor de todos os tempos.”

 

Leia também: Resenha de Poldark: Ross Poldark, de Winston Graham.

ATENÇÃO: Esta resenha pode conter spoilers sobre o primeiro livro da série, Ross Poldark. Mas nada que vá comprometer muito seriamente a sua experiência de leitura, isso eu garanto!

 

Poldark: Demelza, segundo volume da série Poldark, de Winston Graham, retoma a história do livro anterior no momento do nascimento da filha de Ross e Demelza, Julia. Esse segundo livro, como mostra o título, é centrado em Demelza e este romance consegue ser ainda mais envolvente que a história anterior.  

Demelza precisa se posicionar como Sra. Poldark de Namparra, e para isso precisa deixar de lado suas inseguranças sobre sua origem, mas, sobretudo, precisa constantemente superar a espécie de competição subentendida que existe entre ela e Elizabeth. É interessante perceber que a Demelza que ascendeu socialmente não deixou de lado a sua visão de mundo e sua personalidade. Seus modos vão ficando cada vez mais refinados à medida que o tempo vai passando, mas ela não poderia ser irônica ou dissimulada como algumas das moças nascidas em berço nobre que aparecem no livro. Demelza aprecia a liberdade que ganha com o ócio, pois quando era pobre precisava trabalhar sem descanso durante todo o dia e boa parte da noite. Ao mesmo tempo, não consegue tocar a sineta e simplesmente esperar que os empregados venham em seu encontro, por exemplo. Demelza é uma personagem de muitas camadas, cada uma mais interessante que a outra.

 

Demelza, na adaptação mais recente da BBC, é interpretada pela atriz Eleanor Tomlinson.

 

O casamento dela e de Ross não poderia estar melhor. Com a chegada da primogênita Julia, o companheirismo entre os dois e os negócios com as minas em pleno desenvolvimento, os Poldarks de Namparra teriam tudo para viverem felizes para sempre, mas… se a vida fosse simples assim a literatura não teria muita fonte de inspiração (ou a série Poldark, 12 livros)! Demelza é um livro com muita história, muitos conflitos e muita coisa acontecendo simultaneamente.

O interessante desta série é que, embora cada livro direcione o holofote para um personagem, a leitura não fica maçante ou repetitiva. Em alguns capítulos personagens secundários roubam a cena e isso contribui para que o romance fique extremamente realista. Sabe aquele fascínio pela Cornualha que eu disse antes? Ele permanece, é claro, mas a fome e a pobreza são tão presentes neste livro que a admiração vai dividindo espaço com a pena. Os séculos passados podem até nos deslumbrar na literatura, mas Demelza mostra que não era nada fácil ser pobre no frio da Cornualha de 1788-1790.

 

“– Só há um problema com os Poldarks – disse após um momento. – Não conseguem lidar com a derrota.

– E só há um problema com os Warleggans – replicou Ross. – Nunca reconhecem quando são indesejados.

George ficou ainda mais corado.

– Mas eles podem reconhecer e se lembrar de um insulto.

– Bem, espero que se lembre deste.

Ross se virou e desceu os degraus da taverna.”

 

Enquanto Ross rivaliza com George Warleggan nos negócios, Demelza ajuda Verity a reencontrar sua felicidade. Ela não aceita que a prima possa ser feliz como solteirona, restrita aos afazeres domésticos da casa de Francis e Elizabeth. Esse plano romântico, obviamente, é desconhecido por Ross (e pela própria Verity, no início).

Demelza tem seu ponto alto, em minha opinião, quando consegue romper as barreiras da animosidade e ajuda Francis e Elizabeth quando estes são acometidos por uma grave doença. Foi a personalidade espontânea e amorosa de Demelza que mostrou a todos que família é família, é a quem sempre podemos recorrer em caso de necessidade.

 

“Apenas há dois anos, ela viera a esta casa pela primeira vez, quando Julia estava a caminho, estivera com náuseas, tomara cinco taças de vinho do Porto e cantara para um monte de senhoras e cavalheiros que nunca havia visto antes. John Treneglos estivera lá, alegre com o vinho, Ruth, como a esposa rancorosa, George Warleggan e a querida Verity. Esta casa estava cintilante à luz de velas naquela época, enorme e impressionante para ela como um palácio de contos de fada. Desde então, conhecera a casa na cidade dos Warleggans, os salões de baile e a Werry House. Ela havia ganhado experiência, amadurecido e era uma adulta agora, mas fora mais feliz naquele tempo.”

 

Demelza é um romance histórico para ninguém botar defeito. É impossível não devorar as páginas desse livro, e eu realmente torço para que essa série faça cada vez mais sucesso no Brasil, para que possamos ter logo todos os livros traduzidos para o português.

 

“Havia algum elemento nela que tornava a sua natureza feliz. Ela havia nascido assim e não podia mudar. Ele agradecia a Deus por isso.”

 

 

 

Título: Poldark: Demelza

Autor: Winston Graham

Tradução: Enza Said

Editora: Pedrazul

Páginas: 368

Compre no site da Pedrazul e ganhe lindos marcadores!

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Queremos saber a sua opinião, deixe um comentário!x