[RESENHA] SEGREDOS, DE DOMENICO STARNONE

[RESENHA] SEGREDOS, DE DOMENICO STARNONE

Sinopse: “Anos 1970, Itália. Pietro tem 33 anos e é professor numa escola na periferia de Roma. Ele mantém um relacionamento tempestuoso com Teresa, dez anos mais nova, uma ex-aluna brilhante e independente que parece o tempo todo testar seus limites. Certa ocasião, Teresa propõe um jogo: que eles compartilhem um com o outro o seu segredo mais obscuro. Poucos meses depois de se confessarem, o romance acaba. Pietro se envolve então com Nadia, uma jovem que lhe transmite segurança e com quem ele acabará se casando e tendo filhos: ela nunca seria capaz de remexer em suas coisas, ao contrário da antiga namorada. Porém, alguns dias antes do casamento, Teresa reaparece inesperadamente. E com ela a sombra do que eles confessaram um ao outro. A partir de então, essa confissão permanecerá como uma nuvem ameaçadora. E Teresa sempre ressurge diante de todas as encruzilhadas existenciais de Pietro. Ou será ele quem está sempre em busca da ex? Na sua vida profissional, Pietro é um inconformado com o estado da educação pública italiana. Após escrever um ensaio para uma conhecida revista, passa a chamar a atenção. Em seguida, publica um livro e começa a se destacar com suas ideias, dando palestras e entrevistas. Torna-se, no decorrer das décadas, um nome respeitado, figura merecedora das mais altas reverências. A tal ponto que, na maturidade, é convidado para receber uma homenagem especial do presidente da República por sua trajetória. Para a cerimônia, alguma pessoa igualmente notável deve apresentá-lo. É então que Teresa reaparece mais uma vez, agora uma pesquisadora mundialmente famosa radicada nos Estados Unidos. Exame brilhante e devastador sobre o que é dito e o que é silenciado, sobre a trajetória pessoal e a postura moral, Segredos descortina os meandros da construção de nossa identidade perante o mundo. E mostra como uma história de amor, às vezes, pode também guardar uma narrativa de medo e suspeição.”

 

Veja também: Resenha de Laços e um breve comentário sobre Assombrações, ambos de Domenico Starnone.

 

Grande! Segredos, de Domenico Starnone (todavia,2020) é um livro excelente. Em estilo semelhante aos outros livros (temos três já publicados no Brasil pela Todavia), Segredos é dividido em três partes. Aqui, como em Laços, temos três narradores: Pietro, na primeira parte; sua filha Emma, que continua a história do pai muitos anos depois dos acontecimentos da primeira parte; e Teresa, a ex-aluna e ex- namorada de Pietro, que fecha magistralmente o volume.

Pietro tem uma relação bastante tempestuosa com Teresa. Certo dia, eles resolvem revelar um para o outro um segredo, algo horrendo que ninguém mais saiba, uma espécie de pacto entre eles. Segredos revelados, o de Pietro parece ser muito mais constrangedor. E o que era para ser um pacto fortalecedor desta relação, acaba de alguma forma minando-a: pouco tempo depois o romance acaba. Mas o temor de Pietro de que Teresa acabe tornando pública sua confissão vai atormentá-lo por muitos e muitos anos.

 

“Era como se gostássemos um do outro sem medida apenas para poder apurar que nos detestávamos.”

 

“Pensei: a gente se apaixona por pessoas que parecem verdadeiras, mas não existem, são uma invenção nossa; (…) Uma coisa é a pessoa amada, outra é a pessoa real que, enquanto amamos, nunca vemos realmente.”

 

“Mas se tornar adulto — disse para mim — é de fato renunciar a sermos perfeitos.”

 

“Narrar significa mentir, e narra melhor quem mente melhor.”

 

“Não é a pedagogia do afeto que nos melhora, mas a pedagogia do assombro.”

 

Os anos se passam, Pietro se casa, constrói uma carreira sólida no magistério e como intelectual da educação na Itália; Teresa viaja o mundo, passa a viver nos EUA, torna-se uma cientista muito conhecida e conceituada. Os dois trocam cartas (outros tempos!), ela está sempre presente, assim como a tensão que envolve o segredo.

Segredos tem um conteúdo bem bacana sobre pedagogia. Dei uma pesquisada e vi que não só o personagem foi professor de ensino médio, mas também o próprio Domenico Starnone. Não que eu esteja procurando laços (!) entre autor e personagem. Já basta a intrigante novela Ferrante-Starnone para nos distrair do que realmente importa, os livros (como diria Elena Ferrante, porque eu até que gosto de uma fofoca). Para quem não está por dentro do causo, Starnone já foi apontado como sendo a pessoa por trás do pseudônimo Elena Ferrante (duvido muito) e também como marido da Elena Ferrante (o que é mais provável).

Não posso falar muito mais para não revelar muitos detalhes do enredo, mas acredite: você vai devorar este livro. É tão bom ou melhor que Laços. E o final é genial! Mesmo desconfiando que o autor pudesse seguir por aquele caminho, não deixei de me surpreender quando vi que o e-book havia terminado. Os romances de Starnone são curtos, mas certeiros como um corte de navalha.

 

 

Ouça o podcast abaixo sobre Segredos A vida mentirosa dos adultosda revista Quatro cinco um (spoiler: tem Antônio Fagundes lendo um trecho do livro de Starnone, imperdível!)

Título: Segredos

Autor: Domenico Starnone

Tradução: Maurício Santana Dias

Editora: Todavia

Páginas: 152

Compre na Amazon: Segredos

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
trackback

[…] mais recente deles, continuando uma intensa viagem pela Itália iniciada com Ferrante, seguida por Starnone. Um belo trio literário, digo de […]

1
0
Queremos saber a sua opinião, deixe um comentário!x