[LANÇAMENTO] Mobilidade Social em Orgulho e Preconceito, de Jane Austen, e Senhora, de José de Alencar

13499707_1027089840740294_735738972_o

 

Vem aí mais um lançamento para os fãs de dois ótimos romances, Orgulho e Preconceito e Senhora: Mobilidade Social em Orgulho e Preconceito, de Jane Austen, e Senhora, de José de Alencar, escrito por Márcio Azevedo da Silva. Veja, abaixo, a sinopse divulgada pelo autor:

 

“A proposta deste livro é promover um diálogo, a partir da Literatura Comparada, sobre mobilidade social nos romances Orgulho e Preconceito, da escritora inglesa, Jane Austen, e Senhora, do escritor brasileiro José de Alencar. Cada romance é de extrema relevância para a compreensão das sociedades inglesa e brasileira do período em que os livros foram escritos. No primeiro capítulo, apresentamos o contexto histórico em que os autores estão inseridos, considerando a influência da era Georgiana na obra de Jane Austen, além de sua curiosa escolha por não aderir ao Romantismo em voga. Ressaltamos a respeito do Romance Burguês e suas influências na obra de José de Alencar. No segundo capítulo, apresentamos a comparação entre os dois romances e suas principais personagens, tendo como base teórica o livro Literatura Comparada, de Sandra Nitrini. O terceiro capítulo apresenta um diálogo intersemiótico entre o filme Orgulho e Preconceito, de 2005, dirigido por Joe Wright e o romance de Jane Austen, o mesmo acontecendo com o filme Senhora, de 1976, dirigido por Geraldo Vietri e o romance de Alencar, com o objetivo de elucidar as especificidades da narrativa literária e da narrativa fílmica.”

 

Confesso que estou muito interessada nesta leitura, ainda sem data certa de lançamento. O autor falará, dentre outros tópicos, sobre as semelhanças e diferenças entre Aurélia Camargo e Elizabeth Bennet, e também sobre Seixas em comparação a Darcy e a Wickham. Dois romances incríveis sob a ótica da literatura comparada. Imperdível!

 

Sobre o autor: Márcio Azevedo da Silva nasceu em Parintins, no Amazonas. Graduou-se em Letras-Língua Portuguesa (UEA, 2005, Especialização em Metodologias de Língua Inglesa) ( UEA, 2007, Graduação em Letras-Língua Inglesa ( UFAM, 2012, Mestrado em Letras ( UFAM, 2015). Publicou os contos Desromantizando ( 2013), Predestinação ( 2013) e Prisão sem Muro ( 2014). É compositor de oito toadas, em parceria, na história centenária do Boi-Bumbá Garantido. Atua como docente de Língua e Literaturas de Língua Inglesa.

ATUALIZAÇÃO: Veja a resenha deste livro aqui.

 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Queremos saber a sua opinião, deixe um comentário!x