[RESENHA] AMORAS, DE EMICIDA

[RESENHA] AMORAS, DE EMICIDA

Sinopse: “Na música “Amoras”, Emicida canta: “Que a doçura das frutinhas sabor acalanto/ Fez a criança sozinha alcançar a conclusão/ Papai que bom, porque eu sou pretinha também”. E é a partir desse rap que um dos artistas brasileiros mais influentes da atualidade cria seu primeiro livro infantil e mostra, através de seu texto e das ilustrações de Aldo Fabrini, a importância de nos reconhecermos no mundo e nos orgulharmos de quem somos — desde criança e para sempre.”

 

Baixei o e-book de Amoras, do Emicida, com ilustrações de Aldo Fabrini, em uma ação da Companhia das Letras bem lá no começo da pandemia da Covid-19 no Brasil, que disponibilizou vários títulos de literatura infantil gratuitamente para download. De longe foi o que mais gostamos!

A vantagem do e-book para as crianças é que dá para ler pelo celular (recomendo o aplicativo Amazon Kindle). Aqui em casa lemos muito deitadas na cama, na hora de dormir. Também já lemos transmitindo a tela do celular na televisão, o que foi um sucesso!

Dito isso, vamos ao livro: Amoras é o livro que toda criança deveria ler, pelo menos uma vez. Aqui, de forma bem doce, Emicida pincela temas que geralmente não estão facilmente à disposição das crianças; não fazem parte do repertório de seus livrinhos “clássicos”. Ele fala, por exemplo, dos vários nomes de Deus (diversidade religiosa), Martin Luther King e Zumbi dos Palmares.

Amoras reforça a importância de cultivarmos a autoestima das crianças negras, quando a menina percebe que ela é tão linda quanto as doces amoras do pomar, “as pretinhas são o melhor que há!”. Isso é importante não só para as crianças negras, mas para todas as crianças, para que elas aprendam a cultivar e apreciar não apenas um único padrão (europeu) de beleza, mas todas as belezas.

Prepare-se para várias perguntas e leituras deste livro. Mas vai valer a pena, garanto. E tem um glossário no final para ajudar!

 

 

Título: Amoras

Autor: Emicida

Ilustrações: Aldo Fabrini

Editora: Companhia das Letrinhas

Páginas: 44

Idade/nível de leitura: 3 a 11 anos (mas na realidade, é você e a criança que sabem!)

Compre na Amazon: Amoras

4 1 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
trackback

[…] Leia também: Amoras, de Emicida […]

1
0
Queremos saber a sua opinião, deixe um comentário!x