[RESENHA] AMORAS, DE EMICIDA
Sinopse: “Na música “Amoras”, Emicida canta: “Que a doçura das frutinhas sabor acalanto/ Fez a criança sozinha alcançar a conclusão/ Papai que bom, porque eu sou pretinha também”. E é a partir desse rap que um dos artistas brasileiros mais influentes da atualidade cria seu primeiro livro infantil e mostra, através de seu texto e das ilustrações de Aldo Fabrini, a importância de nos reconhecermos no mundo e nos orgulharmos de quem somos — desde criança e para sempre.”
Baixei o e-book de Amoras, do Emicida, com ilustrações de Aldo Fabrini, em uma ação da Companhia das Letras bem lá no começo da pandemia da Covid-19 no Brasil, que disponibilizou vários títulos de literatura infantil gratuitamente para download. De longe foi o que mais gostamos!
A vantagem do e-book para as crianças é que dá para ler pelo celular (recomendo o aplicativo Amazon Kindle). Aqui em casa lemos muito deitadas na cama, na hora de dormir. Também já lemos transmitindo a tela do celular na televisão, o que foi um sucesso!
Dito isso, vamos ao livro: Amoras é o livro que toda criança deveria ler, pelo menos uma vez. Aqui, de forma bem doce, Emicida pincela temas que geralmente não estão facilmente à disposição das crianças; não fazem parte do repertório de seus livrinhos “clássicos”. Ele fala, por exemplo, dos vários nomes de Deus (diversidade religiosa), Martin Luther King e Zumbi dos Palmares.
Amoras reforça a importância de cultivarmos a autoestima das crianças negras, quando a menina percebe que ela é tão linda quanto as doces amoras do pomar, “as pretinhas são o melhor que há!”. Isso é importante não só para as crianças negras, mas para todas as crianças, para que elas aprendam a cultivar e apreciar não apenas um único padrão (europeu) de beleza, mas todas as belezas.
Prepare-se para várias perguntas e leituras deste livro. Mas vai valer a pena, garanto. E tem um glossário no final para ajudar!
Título: Amoras
Autor: Emicida
Ilustrações: Aldo Fabrini
Editora: Companhia das Letrinhas
Páginas: 44
Idade/nível de leitura: 3 a 11 anos (mas na realidade, é você e a criança que sabem!)
Compre na Amazon: Amoras
[…] Leia também: Amoras, de Emicida […]