[RESENHA] COMO EU ERA ANTES DE VOCÊ, DE JOJO MOYES

Sinopse: “Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Trabalha como garçonete num café, um emprego que não paga muito, mas ajuda nas despesas, e namora Patrick, um triatleta que não parece interessado nela. Não que ela se importe.Quando o café fecha as portas, Lou é obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor, de 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de um acidente de moto, o antes ativo e esportivo Will desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto. Tudo parece pequeno e sem graça para ele, que sabe exatamente como dar um fim a esse sentimento. O que Will não sabe é que Lou está prestes a trazer cor a sua vida. E nenhum dos dois desconfia de que irá mudar para sempre a história um do outro.Como eu era antes de você é uma história de amor e uma história de família, mas acima de tudo é uma história sobre a coragem e o esforço necessários para retomar a vida quando tudo parece acabado.”

 

Como eu era antes de você esteve em evidência por muito tempo desde o seu lançamento em 2012 aqui no Brasil pela Editora Intrínseca. Jojo Moyes deixou muitos leitores com o rosto inchado, emocionados com a história de Lou e Will. Eu adiei por muito tempo essa leitura, mas resolvi fazê-la agora, antes do lançamento da adaptação cinematográfica, prevista para ser lançada em junho deste ano. Foi uma leitura intensa e eu acabei entrando para a “tribo dos cara inchada”.

O livro fala sobre Lou e Will. Ela, uma jovem desempregada de vinte e seis para vinte e sete anos, sem grandes perspectivas e um namorado que não ama. Já Will, é um jovem de trinta e poucos anos, que teve sua agitada e independente vida paralisada por um atropelamento, que o deixou tetraplégico.

Lou é contratada para ser uma espécie de cuidadora de Will. Não uma responsável por seus cuidados médicos, que são muitos e executados pelo enfermeiro Nathan, mas para ficar atenta ao pouco que Will faz e para qualquer coisa que ele precisar. Um tempo depois de iniciar a sua jornada como cuidadora, a moça descobre que Will já havia tentado se matar e que o objetivo de sua contratação seria, além de servir como uma babá, tentar fazê-lo perceber que seria possível viver bem, mesmo com suas limitações. Era de conhecimento da família que o rapaz não tinha mais vontade de viver, dessa forma Lou tinha apenas seis meses para tentar fazer Will desistir da eutanásia.

Como eu era antes de você é a história de um amor que nasceu no momento errado e com as pessoas mais improváveis, tal como uma flor que nasce no deserto. Achei incrível como Jojo Moyes abordou a questão do suicídio assistido e suas motivações. Muitas vezes, temos a romântica ideia de que o amor é capaz de mudar tudo e a autora nos mostra que sim, isto é verdade, mas não necessariamente deve seguir o modelo perfeitinho de um conto de fadas. O amor muda a realidade de Lou e Will da forma que é possível. Essa é, na minha opinião, a beleza dessa história.

 

“Fiz a única coisa que me ocorreu. Inclinei-me e encostei os meus lábios nos dele. Will ficou indeciso um instante e retribuiu o beijo. Por um instante, esqueci tudo: o milhão e meio de motivos para não fazer aquilo; meus medos. O motivo para estarmos ali. Beijei-o, sentindo o cheiro da pele, os cabelos macios nas minhas mãos. Quando ele retribuiu, tudo isso desapareceu e ficamos apenas os dois numa ilha, no meio do nada, sob milhares de estrelas cintilantes.” (p. 281)

 

Prepare o lencinho e não deixe de ler esse livro: não é apenas Lou que muda após conhecer Will. Nós também mudamos depois desse romance. Espero que o filme seja tão lindo e emocionante quanto as páginas escritas por Jojo Moyes! 

 

 

 

Título: Como eu era antes de você
Autora: Jojo Moyes
Tradução: Beatriz Horta
Editora: Intrínseca
Páginas: 320

 

Compre pela Amazon: Como Eu Era Antes de Você

 

Veja o trailer do filme:

5 1 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

5 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Dandara
Dandara
16 de março de 2016 10:37

Gostei muito, Tamires!

Responder

Sara
Sara
17 de março de 2016 13:47

Estou doida pra ler esse livro haha minha mãe me prometeu ele, e até agora nada :c vou juntar minhas moedinhas e vou conseguir rs o livro parece muito bom <3
P.S Amei teu blog e a maneira que você escreve, parabéns pelo capricho <3

sariandoporai.blogspot.com

Responder

trackback

[…] Veja a resenha de Como eu era antes de você, aqui. […]

5
0
Queremos saber a sua opinião, deixe um comentário!x