[RESENHA] DEPOIS DE VOCÊ, DE JOJO MOYES

Sinopse: “Com mais de 5 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo, Como eu era antes de você conta a história do relacionamento entre Will Traynor e Louisa Clark, cujo fim trágico deixou de coração apertado os milhares de fãs da autora Jojo Moyes.Em Depois de você, Lou ainda não superou a perda de Will. Morando em um flat em Londres, ela trabalha como garçonete em um pub no aeroporto. Certo dia, após beber muito, Lou cai do terraço. O terrível acidente a obriga voltar para a casa de sua família, mas também a permite conhecer Sam Fielding, um paramédico cujo trabalho é lidar com a vida e a morte, a única pessoa que parece capaz de compreendê-la.Ao se recuperar, Lou sabe que precisa dar uma guinada na própria história e acaba entrando para um grupo de terapia de luto. Os membros compartilham sabedoria, risadas, frustrações e biscoitos horrorosos, além de a incentivarem a investir em Sam. Tudo parece começar a se encaixar, quando alguém do passado de Will surge e atrapalha os planos de Lou, levando-a a um futuro totalmente diferente”

 

 

Veja a resenha de Como eu era antes de você, aqui.

 

cena-do-filme-como-eu-era-antes-de-voce-1465920651081_956x500

Não pense muito em mim… Apenas viva bem. Apenas viva.”

Terminada a leitura de Como eu era antes de você, muitos fãs se dividiram entre saber ou não sobre o destino de Lou após os acontecimentos com o Will. Particularmente, considerei a história como acabada. Que graça teria sem o Will? Entretanto, se na vida real sempre existe um depois, por que não também na literatura?

Jojo Moyes falou, em entrevista ao blog da editora Intrínseca, sobre o livro Depois de você:

Desde o dia em que Como eu era antes de você foi publicado as pessoas me mandam e-mails e mensagens nas redes sociais para falar sobre os personagens, especialmente sobre Lou, me perguntando o que ela fez após o fim da história. Essas questões e o trabalho no roteiro do filme fizeram com que ela nunca saísse da minha cabeça como outros personagens saem, e me vi fazendo a mesma pergunta: o que ela teria feito em seguida? Louisa passou por algo grandioso, e deixei o final em aberto. Um dia acordei com uma ideia e então soube que tinha que escrever a continuação”

 

Influenciada por uma amiga, embarquei nesta leitura e tive uma grata surpresa: Depois de você é uma ótima história, capaz de emocionar sendo bastante realista.

Não espere uma Louisa Clark tranquila e com a vida bem encaminhada, seguindo em frente, apenas com boas lembranças dos momentos vividos com o Will. Ela está longe de ter superado tudo o que aconteceu. Mora em um apartamento quase sem mobília, em Londres, trabalha em uma lanchonete de aeroporto e nada mais. Sua vida é uma sucessão de dias tristes e vazios. Contudo, dois acontecimentos prometem movimentar um pouco as coisas.

A jovem sofre um pequeno acidente, e é socorrida por Sam, um paramédico que será fundamental em sua recuperação, tanto física quando emocionalmente. Ele é um personagem encantador e, por estar diariamente lidando com a morte, é capaz de entender a confusão que está a vida de Lou.

Nunca se sabe o que vai acontecer quando se cai de uma grande altura.” (p. 186)

 

O leitor, desde o começo, já percebe que haverá entre os dois um envolvimento romântico. Contudo, não vai ser nada fácil para Sam trazer Lou de volta à vida. O trauma de perder alguém ainda estava muito recente e outra pessoa do passado de Will aparece para movimentar ainda mais as coisas, a jovem Lily.

Amei um homem que me mostrara o mundo, mas que não me amara o suficiente para permanecer nele. E no momento eu estava morrendo de medo de amar alguém que retribuía meu amor, caso… caso o quê?” (p. 265)

 

Confesso que todo o contexto da história da Lily só me agradou ao final da leitura. Ela e Lou amadureceram juntas, mas a relação das duas, na maior parte do livro, ficou forçada e cansativa. Levando em consideração que Lou ainda estava emocionalmente abalada, até dá para compreender toda a dedicação e paciência que ela teve para salvar Lily de suas próprias confusões. Entretanto, talvez a história tivesse fluido melhor se menos páginas tivessem sido dedicadas a ela.

Um conjunto de personagens que rendeu boas histórias, com uma leve pitada de humor negro, é o grupo de terapia de luto que Lou passa a fazer parte após o acidente. Seus pais, pensando que ela havia tentado se matar, fazem-na participar de algumas sessões, que ajudaria superar definitivamente esse capítulo tão dramático de sua vida chamado Will. O interessante deste livro é mostrar que o luto não é uma coisa que se supera em tempo determinado. Cada pessoa encara de um jeito e o supera no seu tempo.

As pessoas se cansam do luto – comentou Natasha. – É como se tacitamente nos dessem um tempo, seis meses, talvez, e depois ficassem um pouco irritadas por você não ter ‘melhorado’. É como se estivéssemos sendo autoindulgentes ao nos prender à nossa infelicidade.” (p. 297)

 

A família de Lou continua tão maluca quanto antes, com o adendo que neste segundo livro a mãe da jovem torna-se feminista e quebra, por assim dizer, o equilíbrio familiar. Os pais de Will seguiram como indicava o final de Como eu era antes de você: separados e cada qual com a sua nova realidade.

Depois de você é uma boa leitura; Jojo Moyes não deixa nada do livro anterior sem explicação. Mesmo vivendo um drama, acompanhamos Lou em sua nova tentativa de ser feliz e, de certa forma, tudo caminha para um final feliz. Contudo, aqui também não temos um final fechado, mas um felizes da maneira que a vida permite ser possível.

Antes que eu pudesse pensar, me debrucei sobre a mesinha, estiquei o braço para alcançar sua nuca e o beijei. Ele hesitou apenas por um instante, depois se inclinou para frente e retribuiu o beijo. A certa altura, acho que alguém derrubou uma taça de vinho, mas eu não conseguia parar. Queria beijá-lo para sempre. Bloqueei todos os pensamentos sobre o que estava acontecendo, o que significava, em que outra confusão eu poderia me meter. Vamos, viva, falei para mim mesma. E o beijei até deixar a parte racional de lado e me tornar um impulso, viva apenas para fazer o que eu queria com ele.” (p. 140)

 

Como eu era antes de você é uma leitura mais marcante, mas Depois de você é uma ótima continuação. Atinge aos objetivos que se propõe e vale a pena a leitura.

 

 

Título: Depois de Você
Autora: Jojo Moyes
Tradução: Adalgisa Campos da Silva
Editora: Intrínseca
Páginas: 320

 

Compre na Amazon: Depois de Você.

 

Resenha em colaboração com o blog Escritoras Inglesas.

 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

2 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Thayline
23 de setembro de 2016 20:05

Que resenha maravilhosa! agora deu vontade de ler agora haha *-* amei muito o primeiro!

Responder

2
0
Queremos saber a sua opinião, deixe um comentário!x