[RESENHA] FRONTEIRA DA PAZ, DE CHIRLEI WANDEKOKEN

Sinopse: “Lady Leanah sempre fora a boa moça. Fazia tudo o que se esperava de uma dama. Manteve-se pura à espera de seu príncipe, o cavalheiro que ela sempre amara, lorde Robert Percy, o irmão mais novo do conde de Northumberland, Edward Percy. Quando, finalmente, já com 23 anos, está prestes a realizar o seu sonho e casar-se por amor, Robert se casa às pressas com sua antiga prometida, Charlotte Mortimer, uma prima por parte de mãe, e a abandona. Decidida a se vingar, lady Leanah se aproxima de Elizabeth Douglas, uma cortesã regenerada, e implora para que a ensine a deixar todos os homens aos seus pés.

Quando o bom moço lorde Robert Percy, finalmente, recebera a aprovação do conde seu irmão, Edward Percy, para se casar com a linda lady Leanah, a irmã do conde de Douglas, da ancestral família inimiga dos Percy Northumberland, ele cai numa armadilha preparada por lorde Mortimer e tem, por honra, que se casar com sua prima Charlotte. Entretanto, jurou jamais tocar um só dedo nela. Afinal, como dissera o tio, ele já não a tinha deflorado? Cansado de ser o bom homem, o lorde se torna um dos maiores pervertidos da Europa e, para sair de Londres, a exemplo de seu pai, ele parte para a Índia. Quando na guerra de Folly de Auckland, ao lado de lorde Palmerston, ele entra em combate, a única pessoa que não esperava encontrar naquele lugar e, ainda por cima num bordel, era Leanah. O que, por Deus, ela estaria fazendo ali?!

Obrigada a se casar com o primo lorde Robert Percy, Charlotte Mortimer foge logo após o casamento. Seu próprio pai, por causa de dinheiro, conspirara para que aquela união acontecesse. Embarcada num navio com destino à América do Sul, com um nome falso, ela sofre um naufrágio fraudulento e é resgatada por um desconhecido. Sem se recordar quem é, apaixona-se pelo capitão do navio, um homem enigmático, com aparência celta, que a toma como mulher.

Um histórico romance sobre a vida das cortesãs inglesas e o império britânico e seus laços pelo mundo.”

 

É difícil dizer, mas talvez Fronteira da Paz tenha sido o meu livro favorito dentre as histórias secundárias de A Estrangeira. Afinal, melhor que uma história de amor, são duas histórias de amor completamente diferentes, lindas e entrelaçadas!

Robert, irmão mais novo do conde de Northumberland, como já era de se imaginar, estava prometido há anos em matrimônio à sua prima, Charlotte Mortimer. Entretanto, apaixonara-se por Lenah Douglas e estava decidido em se casar com ela, ainda que a moça fosse irmã de um arqui-inimigo de seu irmão.

O pai de Charlotte, temendo perder o acordo financeiro que seria propiciado pelo matrimônio e percebendo que o noivo talvez não cumprisse a promessa de casamento, resolve interferir e armar uma situação em que houvesse uma dívida de honra que só pudesse ser reparada com o casamento imediato dos jovens: Robert é pego em flagrante no quarto de Charlotte, ela nua na cama.

O casamento foi feito às pressas e Robert, furioso, deixa a residência dos Mortimer. Afinal, já que havia indícios de que ele havia deflorado a moça e ele fora forçado a se casar, não havia mais nada que ele pudesse ou quisesse fazer.

Charlotte, que também fora enganada, pois estava dopada no momento do flagrante, vê-se abandonada com seu inescrupuloso pai, pois Robert jamais aceitaria viver com ela. Pensou rapidamente, pegou o dinheiro que escondia em seu quarto e fugiu, para que não fosse mais forçada a nada.

Lenah, desiludida e sem ter para onde ir, pois seu irmão perdera toda a fortuna da família em jogatinas, procura a prima Elizabeth, que está bem estabelecida com Eliza (A Estrangeira), mas no passado fora uma cortesã. Queria aprender tudo o que fizesse um homem enlouquecer a fim de poder vingar-se de Robert, por tê-la abandonado. Elizabeth aceita ser a professora de Lenah, no entanto a faz jurar que jamais irá se prostituir e garante-lhe ajuda financeira.

Charlotte, em sua fuga para a América, conhece o sedutor capitão do navio que a transportará. O interesse entre os dois é rápido e espontâneo, mas Aedh Garvery foge de Charlotte por saber que ela é casada. Quando ela o procura para falar de seus sentimentos, o navio é atacado por piratas e Charlotte acaba sofrendo uma pancada na cabeça. Ao acordar, pensa que o capitão é seu marido e fica difícil, para ele, contar toda a verdade: em parte por não saber muita coisa sobre Charlotte e, também, por estar irremediavelmente apaixonado por ela.

Não sei se é perceptível pelas palavras que usei até agora, mas meu casal favorito aqui é Charlotte e o capitão Aedh! Não que a outra história não seja boa, mas quem resiste a um capitão de um navio conhecedor do Novo Mundo? A história ainda guarda muitas surpresas e deliciosas reviravoltas e certamente quem ama um bom romance vai adorar! Em Fronteira da Paz as mocinhas são duas personagens dignas de nota: mulheres destemidas que vão em busca de seu futuro e sabem muito bem o que querem.

Fico agora na torcida para a próxima publicação do universo de A Estrangeira. Sim, há um certo conde francês que também terá sua história contada, o Fillipo Raspail. E eu já estou aqui, na primeira fila, aguardando ansiosa para ler! Além de ótima editora, Chirlei é uma grande escritora, tem um olhar sagaz que tanto reconhece quanto sabe contar uma boa história.

 

 

 

Título: Fronteira da Paz (O Quarteto do Norte, livro 4)
Autora: Chirlei Wandekoken
Editora: Pedrazul
Páginas: 97

 

Para ler um trecho deste livro, clique aqui.

 

 

Links para comprar a série O Quarteto do Norte:

A Estrangeira (Livro Impresso);

A Estrangeira (E-book);

A Ama Inglesa (E-book);

Um Cocheiro em Paris (E-book);

Fronteira da Paz (E-book).

 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
trackback

[…] sobre personagens secundários do romance, A Ama Inglesa, Um Cocheiro em Paris e, o meu favorito Fronteira da Paz. São histórias intensas e muito envolventes, dica especial para quem gosta de se perder com um […]

1
0
Queremos saber a sua opinião, deixe um comentário!x