[RESENHA] MORRESTE-ME, DE JOSÉ LUÍS PEIXOTO

[RESENHA] MORRESTE-ME, DE JOSÉ LUÍS PEIXOTO

Sinopse: “”Morreste-me” foi o livro que revelou o escritor português José Luís Peixoto. Publicada em 2000, é uma obra tocante e comovente: é o relato da morte do pai, o relato do luto e, ao mesmo tempo, uma homenagem, uma memória redentora. “Um dos escritores mais dotados de seu país.” Le monde “Peixoto tem uma extraordinária forma de interpretar o mundo, expressa pelas suas escolhas certeiras de linguagem e de imagens.” Times Litterary Supplement”

 

Morreste-me, de José Luís Peixoto, é simplesmente o livro mais lindo que li na vida. Delicado e profundo é uma prosa poética sobre a perda que corrói e muda definitivamente a nossa vida: a orfandade.

 

“Pai. Nunca envelheceste, e eu queria ver-te velhinho, velhinho aqui no nosso quintal, a regar as árvores, a regar as flores. Sinto tanta falta das tuas palavras. Orienta-te, rapaz. Sim. Eu oriento-me, pai. E fico. Estou. O entardecer, em vagas de luz, espraia-se na terra que te acolheu e conserva. Chora chove brilho alvura sobre mim. E oiço o eco da tua voz, da tua voz que nunca mais poderei ouvir. A tua voz calada para sempre. E, como se adormecesses, vejo-te fechar as pálpebras sobre os olhos que nunca mais abrirás. Os teus olhos fechados para sempre. E, de uma vez, deixas de respirar. Para sempre. Para nunca mais. Pai. Tudo o que te sobreviveu me agride. Pai. Nunca esquecerei.” (p. 19)

 

Morreste-me é uma narrativa em quatro partes/capítulos, mas com uma única unidade temática, que é o relato da morte do pai e da morte de uma parte da existência do filho com o pai agora ausente. É um livro pequeno, mas que o leitor precisa fazer algumas pausas durante a leitura, seja para respirar fundo ou mesmo para chorar, dependendo das lembranças pessoais que podem surgir com essa leitura. É muito comovente. Nunca li algo tão sensível sobre uma parte tão cruel da minha própria vida. Morreste-me, poético desde o título, é uma leitura para quem quer entender o sentimento do filho, o lugar que resta ao filho com a morte do pai. Só quem viveu a “dor oceânica” de ver quem lhe deu a vida escapar-lhe como um sopro, como a água que escorre das mãos, sabe o quanto é difícil continuar existindo. Estaremos sempre buscando as memórias do nosso passado para não nos esquecermos quem realmente somos, isso é certo. Mas os sujeitos com quem compartilhamos essas vivências não estarão mais aqui para confirmar nossas memórias e preencher as lacunas dela. E assim será por toda a eternidade que nos resta aqui. Foi o que senti e o que recordei com essa leitura. Recomendo.

 

 

 

 

 

Título: Morreste-me

Autor: José Luís Peixoto

Editora: Dublinense

Páginas: 64

Compre na Amazon: Morreste-me

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
trackback

[…] Olhar (e também Morreste-me e A criança em ruínas) preciso dizer, fazem parte da belíssima Coleção Gira, da editora […]

1
0
Queremos saber a sua opinião, deixe um comentário!x