[RESENHA] PAIXÕES, DE ROSA MONTERO

Sinopse: “Paixões é fruto de uma série de artigos sobre como esse sentimento uniu grandes personagens da política e das artes, publicada no jornal espanhol El País. Para realizar a tarefa, Rosa Montero embrenhou-se em um universo de relacionamentos marcantes, diferentes entre si, mas que merecem ser reunidos por terem, todos, marcado a história.”

 

Leia também: A louca da casa e A ridícula ideia de nunca mais te ver, ambos de Rosa Montero.

 

Paixões é o terceiro livro que leio da Rosa Montero e uma coisa fica bem clara, para mim, com a experiência dessa e das leituras anteriores: qualquer assunto tratado por essa autora é ampliado de uma forma bastante envolvente em um panorama histórico e social. Paixões é uma leitura rica, muito bem embasada, que abrange personagens de várias épocas e que parece uma conversa entre amigos, tão fácil é a prosa de Montero. Não à toa, a escritora e jornalista espanhola é colunista exclusiva do jornal El País desde o final da década de setenta.

A coletânea têm dezoito artigos sobre casais ilustres, alguns bastante conhecidos do grande público, outros nem tanto. São eles os duques de Windsor; Leon e Sônia Tolstoi; Joana, a Louca, e Felipe, o Belo; Oscar Wilde e lorde Alfred Douglas; Liz Taylor e Richard Burton; Evita e Juan Perón; Robert Louis Stevenson e Fanny Vandegrift; Arthur Rimbaud e Paul Verlaine; Marco Antônio e Cleópatra; Dashiell Hammett e Lillian Hellman; Hernán Cortés e Malinche; Rainha Vitória e príncipe Albert; John Lennon e Yoko Ono; Mariano José de Larra e Dolores Armijo; Lewis Carroll e Alice Liddell; Amedeo Modigliani e Jeanne Hébuterne; Os Bórgia e Elisabeth da Áustria (Sissi) e Imprerador Francisco José.

Paixões é uma leitura muito prazerosa, mas que expõe o amargor da necessidade humana de amar, ou melhor, de estar envolvido pelo sentimento frenético da paixão. Para algumas pessoas, viver plenamente uma paixão rende algum tempo de uma felicidade inebriante; já outros nem essa dádiva conseguem viver. Paixões é um livro para quem gosta de histórias de amor, mas não exatamente o amor dos filmes, que terminam no felizes para sempre. Rosa Montero vai além e mostra o depois, até o fim.

 

 

 

Título: Paixões: amores e desamores que mudaram a história

Autora: Rosa Montero

Tradução: Maria Alzira Brum Lemos e Ari Roitman

Editora: Pocket Ouro

Páginas: 224

Compre na Amazon: Paixões, de Rosa Montero

 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Queremos saber a sua opinião, deixe um comentário!x