[RESENHA] RISQUE ESTA PALAVRA, DE ANA MARTINS MARQUES

[RESENHA] RISQUE ESTA PALAVRA, DE ANA MARTINS MARQUES

Sinopse: “A poesia de Ana Martins Marques atesta que as palavras são capazes de tudo: de absorver o que está ao redor ― na tentativa de compreender o mundo ―, mas, sobretudo, de criar novos mundos.
Em Risque esta palavra, uma das vozes mais celebradas da literatura hoje cria uma espécie de inventário de experiências afetivas. Com clareza, inquietação e extrema habilidade, Ana Martins Marques mapeia os encontros e desencontros, a paixão e o luto, e prova que “quase só de palavras/ se faz o amor””.

 

Por esses dias eu fiz uma aula de yoga no canal da Pri Leite com o nome de “areje o seu coração”. Sendo bem sincera, foi mais difícil do que imaginei que seria: senti um fogo arder no meu tronco, e suspeitei que o nome da aula talvez não estivesse correto. Mas, para sentir o ar fresco entrar, primeiro eu tive que abrir a janela. Depois, deixar o sol forte banhar o meu corpo. Por fim, veio a brisa.

A poesia funciona mais ou menos dessa forma. A janela mais recente que abri foi o livro “Risque esta palavra”, de Ana Martins Marques. Foi sol, brisa, detalhe, silêncio. Disse que “o poema não é mais que uma pedra que grita”, e essa foi uma das coisas mais verdadeiras que eu já li sobre poesia. Falou sobre Linguística! De cigaros, e eu gostei, apesar de nunca ter fumado. Evocou autores queridos também por mim, sugeriu próximos para ler. Teve poema de despedida, mas ao invés de fechar o livro, me deu vontade de ler tudo outra vez.

 

 

Exemplar cedido gentilmente pela Companhia das Letras, pela parceria time de leitores.

 

 

Título: Risque esta palavra

Autora: Ana Martins Marques

Editora: Companhia das Letras

Páginas: 120

Compre na Amazon: Risque esta palavra

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Queremos saber a sua opinião, deixe um comentário!x