Planner Lendo Malala na Escola @nempareceaula

Planner Lendo Malala na Escola @nempareceaula

Eu sou uma grande fã da Malala e você pode comprovar um pouco desse fato lendo esse post e mais esse post aqui. A verdade é que Malala, a menina que queria ir para escola e sofreu um atentado que quase lhe tirou a vida, é uma grande inspiração para todos nós que acreditamos na educação. Como ela mesmo diz, “a educação é a solução. Educação antes de tudo”.

Reli, há poucos dias, o livro Malala, a menina que queria ir para a escola, da jornalista Adriana Carranca. Creio que, até o momento, esta seja a minha terceira ou quarta leitura dessa história, que mescla dois atos de coragem: o de Malala, em ir para escola apesar das proibições feitas pelo talibã às meninas do Vale do Swat, no Paquistão; e o da jornalista Adriana Carranca, de ir conhecer a história de Malala de perto pouco depois do atentado que quase ceifou a vida da jovem estudante.

Esse livro faz parte do PNLD, portanto é uma edição disponível em muitas escolas públicas do nosso país. Em 2023 eu li essa edição com uma das minhas turmas de sexto ano e foi muito prazeroso. Ler em sala de aula é o que eu mais gosto de fazer nas aulas de português!

Neste ano, com base na experiência que tive, desenvolvi um planejamento de leitura semana a semana, para que eu possa ler a história de Malala e de Adriana mais uma vez, com as minhas turmas de sexto e sétimo anos. Vamos ler, refletir e jogar o jogo do lápis mágico! Vai ser incrível e maravilhoso, tenho certeza, principalmente porque agora eu vou estar com tudo mais bem planejado e com todo o material prontinho para imprimir.

Se você também quer ler esse livro com os seus alunos, mas não sabe como começar, tem dificuldade ou não tem tempo para desenvolver um projeto de leitura, eu tenho o material certo que vai te ajudar: O Planner Lendo Malala na Escola! Veja mais detalhes no vídeo abaixo:

 

Sinopse do livro de Adriana Carranca: Malala Yousafzai quase perdeu a vida por querer ir para a escola. Ela nasceu no vale do Swat, no Paquistão, uma região de extraordinária beleza, cobiçada no passado por conquistadores como Gengis Khan e Alexandre, o Grande, e protegida pelos bravos guerreiros pashtuns – os povos das montanhas. Foi habitada por reis e rainhas, príncipes e princesas, como nos contos de fadas. Malala cresceu entre os corredores da escola de seu pai, Ziauddin Yousafzai, e era uma das primeiras alunas da classe. Quando tinha dez anos viu sua cidade ser controlada por um grupo extremista chamado Talibã. Armados, eles vigiavam o vale noite e dia, e impuseram muitas regras. Proibiram a música e a dança, baniram as mulheres das ruas e determinaram que somente os meninos poderiam estudar. Mas Malala foi ensinada desde pequena a defender aquilo em que acreditava e lutou pelo direito de continuar estudando. Ela fez das palavras sua arma. Em 9 de outubro de 2012, quando voltava de ônibus da escola, sofreu um atentado a tiro. Poucos acreditaram que ela sobreviveria. A jornalista Adriana Carranca visitou o vale do Swat dias depois do atentado, hospedou-se com uma família local e conta neste livro tudo o que viu e aprendeu por lá. Ela apresenta às crianças a história real dessa menina que, além de ser a mais jovem ganhadora do prêmio Nobel da paz, é um grande exemplo de como uma pessoa e um sonho podem mudar o mundo. Para comprar o livro na Amazon, clique aqui.

 

O Planner Lendo Malala na Escola é um material prático, direto e com a organização e as atividades que você precisa para ler com seus alunos a edição “Malala, a menina que queria ir para a escola”, de Adriana Carranca, disponível em muitas escolas pelo PNLD do Ensino Fundamental. Tudo isso com direito ao jogo do lápis mágico! Veja detalhes do material no vídeo abaixo:

 

Todo esse material (arquivo em pdf) custa apenas R$ 24,90 e você pode adquirir agora mesmo clicando aqui!

O livro “Malala, a menina que queria ir para a escola”, de Adriana Carranca, está disponível na Amazon neste link.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Queremos saber a sua opinião, deixe um comentário!x