O LIVRO QUE EU INDICO PARA QUEM NÃO GOSTA DE LER

O LIVRO QUE EU INDICO PARA QUEM NÃO GOSTA DE LER

Sempre que alguém me pergunta que livro eu indico para quem não gosta de ler (crianças e jovens, sobretudo), eu respondo com outra pergunta: do que essa pessoa gosta?

Muita gente pensa que gostar de ler é um dom, coisa só de gente estudada, rica, com tempo sobrando… Fico feliz em informar que não é nada disso! Leitura é hábito, e hábito nós construímos dia após dia. Assim, da mesma forma como as pessoas criaram o hábito de acessar diariamente as redes sociais, assistir telenovelas, filmes e séries, também podem criar o hábito de leitura. A diferença talvez seja que os BONS HÁBITOS parecem um pouco mais difíceis de serem cultivados, mas é só impressão. Na realidade, no dia a dia, é bem simples!

 

“É preciso que a leitura seja um ato de amor.” (Paulo Freire)

 

E como começar? Quais são os melhores livros, os melhores autores?

Também é simples, tanto para crianças, jovens ou adultos (e aqui volto à pergunta que fiz no começo): o que você ou essa pessoa gosta? Quais os desenhos animados favoritos? Filmes, séries, jogos, canais no Youtube? Algum artesanato, algum esporte? Pode confiar: se você procurar em livrarias ou na internet, vai achar livro SOBRE TUDO! Esse é o real ponto de partida para criar o hábito de leitura, ler o que GOSTA. Não ter preconceitos com temas ou autores. Não achar que determinado assunto é perda de tempo.

Quando a gente começa lendo o que gosta, é questão de tempo para que outros assuntos integrem a nossa lista de leitura, diversificando-a. Eu mesma comecei a gostar de ler lendo revistinhas em quadrinhos da Turma da Mônica, Mickey, depois aquelas revistinhas adolescentes lá dos idos dos anos 2000.

O EXEMPLO também é muito importante: quem me dava essas revistinhas era a minha mãe, que era ávida leitora de revistas femininas. Ela lia as revistas dela, e eu, as minhas. Talvez se ela só tivesse falado repetidamente que eu tinha que ler, eu não seria a leitora que sou hoje.

 

“A leitura do mundo precede a leitura da palavra.”(Paulo Freire)

 

A boa notícia é que você pode começar agora mesmo. Escolha um tema, busque um livro sobre ele e aproveite a leitura!

 

 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Queremos saber a sua opinião, deixe um comentário!x