[Resenha] É isto um homem?, de Primo Levi

[Resenha] É isto um homem?, de Primo Levi

Sinopse: “‘É isto um homem?’ é um libelo contra a morte moral do indivíduo. No livro, o escritor e químico italiano Primo Levi relembra seu sofrimento num campo de extermínio, sem, contudo, invocar qualquer resquício de autopiedade ou vingança. Deportado para Auschwitz em 1944, entre outros 650 judeus italianos, Levi foi um dos poucos que sobreviveram, retornando à Itália em 1945.” 

ARBEIT MACHT FREI.

A sarcástica sentença inscrita no pórtico de Auschwitz é sem dúvida um dos maiores símbolos de escárnio e da abjeção humana exposta no regime nazista.

Em “É isto um homem?”, Primo Levi nos conta, secamente, sua história no “Lager” mais famigerado da história.

Uma narrativa brutal, sem esperança, sem melodrama, sem medo, sem fé. A vida sem a expectativa do amanhã de manhã, que entre os condenados do campo era sinônimo de “nunca mais”. O acaso o colocou vivo naquele 27 de janeiro de 1945 em que o campo foi liberto. Ele sobreviveu para nos contar a sua história e um pouco sobre a de outros a quem a fortuna não sorriu.

Depois de tudo passado, Primo Levi certamente carregou pelos mais de 40 anos seguintes (até seu falecimento em 1987) não apenas o número 174.517 gravado em seu braço esquerdo, mas as chagas da degradação humana: a torpeza sádica de aprisionar, escravizar, torturar física e psicologicamente um semelhante até a sua brutal aniquilação.

Felizmente, para Levi, a liberdade desse mundo de escombros materiais e principalmente imateriais não chegou pelas chaminés dos crematórios. Nós que lemos seu relato por qualquer descomunal esforço que façamos, por mais tocados que sejamos, jamais seremos capazes de nos colocar em seu lugar.

Resta-nos lutar como pudermos para evitar que esse espectro ronde os corações humanos. Eduquemos as nossas crianças, os nossos adultos e principalmente a nós mesmos para expulsarmos de nossas mentes a ignorância, a estupidez, a ignomínia.

Título: É isto um homem?

Autor: Primo Levi

Tradução: Luigi Del Re

Editora: Rocco

Páginas: 176

Compre na Amazon: É isto um homem?

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Queremos saber a sua opinião, deixe um comentário!x