[RESENHA] O RATINHO, O MORANGO VERMELHO MADURO E O GRANDE URSO ESFOMEADO, DE DON E AUDREY WOOD

[RESENHA] O RATINHO, O MORANGO VERMELHO MADURO E O GRANDE URSO ESFOMEADO, DE DON E AUDREY WOOD

Sinopse: “Esta é uma divertida fábula sobre a esperteza dos pequenos contra a força dos gigantes. O ratinho que protagoniza as cenas tenta esconder um morango maduro de um grande urso que, aliás, não aparece na história. Um interlocutor oculto, mais esperto ainda que o rato (e com o qual a criança se identifica), é quem vai narrando a história, ao mesmo tempo que convence o ratinho a dividir o morango com ele.”

 

O ratinho, o morango vermelho maduro e o grande urso esfomeado foi um livro que nós líamos muito com a Olívia aqui em casa, quando ela estava na idade entre 1 e 2 anos. Entenda o muito como 2, 3, 5 vezes por dia; às vezes até mais!

 

Olívia na idade em que mais curtiu essa leitura!

 

O livro do ratinho, como o chamamos por aqui, é do casal de autores norte-americanos Don e Audrey Wood; inclusive as ilustrações do livro são do próprio Don. No Brasil, a historinha foi publicada pela editora Brinque-Book, com tradução de Gilda de Aquino.

A narrativa é bem simples, de rápida leitura e fala basicamente de um ratinho que quer comer um apetitoso morango maduro, mas, para isso, vai ter que driblar um grande urso esfomeado que pode aparecer a qualquer momento. No entanto, e aqui vou abandonar o conceito de spoiler, esse urso jamais aparece na história. É o narrador quem propõe que o melhor jeito de impedir que o urso coma o morango inteiro sozinho (afinal, ele é um esfomeado!) é dividir a fruta entre eles. Deste modo, a inteligência ganha da força, e esta é a mensagem principal do livro.

Ainda sobre o narrador, as crianças realmente se identificam com ele porque ele não conta simplesmente a história, e sim vai indagando o ratinho sobre o que ele está fazendo, dando sugestões do que ele pode fazer. E aqui também, como eu sempre digo, a sua interpretação na leitura vai dar mais força e veracidade ao narrador. Capriche na leitura!

O ratinho, o morango vermelho maduro e o grande urso esfomeado é ideal para crianças entre 1 e 4 anos. Têm ilustrações bem grandes e coloridas, mas nada muito berrante ou exagerado. É perfeito para ser aquele primeiro amiguinho de leitura (e releituras) de qualquer criança.

 

 

Título: O ratinho, o morango vermelho maduro e o grande urso esfomeado

Autores: Don e Audrey Wood

Ilustrações: Don Wood

Tradução: Gilda de Aquino

Editora: Brinque-Book

Páginas: 36

Compre na Amazon: O ratinho, o morango vermelho maduro e o grande urso esfomeado

 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Queremos saber a sua opinião, deixe um comentário!x