[SORTEIO] Histórias de detetive para crianças: Ganymédes José e a série Inspetora (1974-1988)

Sinopse: “A série Inspetora, publicada entre 1974 e 1988, escrita pelo prolífico autor Ganymédes José (1936-1990), usando seu sobrenome Santos de Oliveira, ocupa lugar de destaque na literatura infantojuvenil. Com 38 livros publicados pela Ediouro, trata-se de uma série de histórias de detetives para crianças e pré-adolescentes, protagonizadas também por crianças e pré-adolescentes. Uma dessas séries que conquistam leitores para toda a vida e para diversos tipos de literatura.

O autor deste ensaio crítico buscou informações na própria Ediouro – encontrando inclusive um título não publicado – por razões não explicadas, mas não se pode descartar a relação com o período ditatorial e de censura e autocensura dos anos 1970, mesmo para literatura infantojuvenil. Também foi pesquisar em arquivos de Casa Branca, município onde nasceu e morreu Ganymédes José.

O esforço rendeu dados sobre a vida combativa do criador da Inspetora e do funcionamento da editora da série e comentários sobre estratégias mercadológicas, livros de bolso e mecanismos alternativos de distribuição.”

 

Em parceria com a Eduff, o blog Tamires de Carvalho está sorteando no Instagram um exemplar do livro Histórias de detetive para crianças: Ganymédes José e a série Inspetora (1974-1988), de Leonardo Nahoum Pache de Faria! Para ver as regras e participar, basta clicar na foto abaixo:

 

“O prolífico escritor paulista Ganymédes José já ocupou papel de destaque em nosso cenário literário, considerando-se, especialmente, sua produção de livros infantojuvenis. Nesse campo, destaca-se a série de histórias de detetive intitulada Inspetora, que alcançou, entre 1974 e 1988, a impressionante marca de 38 livros publicados.

Com faro de pesquisador-detetive, o autor deste belo ensaio crítico, Leonardo Nahoum, buscou informações em Casa Branca (cidade onde nasceu e viveu Ganymédes) e nas Edições de Ouro para nos oferecer páginas repletas de dados sobre a vida combativa do criador da Inspetora e o funcionamento da editora da série, bem como comentários sobre estratégias mercadológicas, livros de bolso, meios alternativos de distribuição e possíveis influências da censura do regime militar sobre a literatura infantojuvenil brasileira.” (Pascoal Farinaccio)

 

 

Sobre o autor – Leonardo Nahoum é mestre em estudos de literatura e doutorando em literatura comparada na Universidade Federal Fluminense. Bacharel em jornalismo, é autor da “Enciclopédia do rock progressivo” e de “Tagmar” (primeiro role-playing game brasileiro), além de dirigir o selo musical Rock Symphony, com mais de 120 CDs e DVDs editados. Atualmente dedica-se a pesquisas no campo da literatura infantojuvenil de gênero (genre, não gender), com foco em autores como Carlos Figueiredo e Hélio do Soveral.

 

 

Histórias de detetive para crianças: Ganymédes José e a série Inspetora (1974-1988)
Série Nova Biblioteca, v. 29
Autor: Leonardo Nahoum Pache de Faria
Páginas: 175
Formato: 16 x 23 cm
ISBN: 978-85-228-1286-8
Eduff – Edição: 1ª
Para comprar, clique aqui.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Queremos saber a sua opinião, deixe um comentário!x