[RESENHA] A GRANDE AVENTURA DE MARIA FUMAÇA, DE ANA MARIA MACHADO

[RESENHA] A GRANDE AVENTURA DE MARIA FUMAÇA, DE ANA MARIA MACHADO

Sinopse: “Com mais de cem livros para crianças e jovens, Ana Maria Machado sempre nos surpreende com suas histórias. A locomotiva Maria Fumaça que, em outros tempos, viajara muito pelo Brasil, estava cansada de ficar parada. Sentia-se solitária, enferrujada, abandonada em um canto da estação. Um dia, então, ela convida Zé Pretinho, um vagãozinho de carregar carvão, e Beltrão, um velho vagão de carregar bois, para uma aventura: atravessar vales, serras e chegar à cidade. Zé Pretinho se animava: Isso! Corre, Maria Fumaça! E vá vendo tudo que passa! / Passa monte, passa casa, passa ponte, passa estrada, passa boi, passa boiada. Os três chegam à cidade. Um acontecimento! Fotografias nos jornais, aparecimento na televisão, discussões na Prefeitura, na Câmara e no Ministério. A leitura de uma boa história como essa estimula a imaginação infantil e oferece à criança recursos para uma melhor compreensão de si mesma e de questões complexas do mundo do adulto.”

 

Uma das melhores experiências que você e a sua criança vão ter com esse livro não é exatamente a história em si, mas a sua interpretação ao ler A grande aventura de Maria Fumaça. Essa dica já foi dita aqui em alguns outros livros da Biblioteca da Olíviamas neste título em questão, se você não fizer uma boa leitura, perderá boa parte da graça da história. Mas não se preocupe: a aventura foi escrita de uma forma que nos facilita muito a interpretação; e tem ilustrações lindíssimas e muito coloridas de Suppa.

 

 

A grande aventura de Maria Fumaça foi publicado originalmente em 1979. A autora, Ana Maria Machado, já escreveu mais de uma centena de histórias para crianças e jovens no Brasil e mundo afora e ganhou o prêmio internacional Hans Christian Andersen, o mais importante na literatura universal para crianças.

De forma geral, aqui temos a história de uma locomotiva que perdeu a função com o crescimento da sua cidade. Com as estradas, os carros, ônibus e caminhões passaram a ser os veículos mais usados. Então ela resolve ir em busca da sua grande aventura: sair do interior e ir para a cidade grande! Juntam-se à Maria Fumaça nessa empreitada os amigos Zé Pretinho, um vagão de carregar carvão; e Seu Beltrão, um velho vagão de carregar bois.

 

“E Maria Fumaça, a locomotiva

abandonada num canto da estação,

há muitos anos, não fazia uma viagem.

Estava até enferrujada,

de tanto ficar parada.”

 

E assim os amigos vão cantando, vivendo sua grande aventura. Ah, é nessa parte que você canta também! O ritmo é o de uma locomotiva:

“Lá vou eu pelo caminho,

lá vou eu pelo caminho, 

lá vou eu pelo caminho, finiiiiiiiinho…”

 

A grande aventura de Maria Fumaça é uma boa forma de mostrar aos pequenos que nós sempre podemos nos reinventar, ressignificar e somos capazes, sim, de viver uma grande aventura em qualquer fase da nossa vida! É bacana, também, falar sobre as cidadezinhas brasileiras que eram como a cidade retratada no livro. Indo um pouco mais além, dá para falar brevemente sobre o porquê das ferrovias terem sido descontinuadas em nosso país. Por aqui, a Olívia também gosta muito desse livro porque nós vivemos em uma cidade como essa da Maria Fumaça, Patrocínio do Muriaé-MG. Veja, abaixo, uma foto atual da nossa estação. O trecho da linha férrea aqui está desativado e não possui trilhos. Caso queira ver mais fotos, inclusive antigas, sugiro o blog Trem Expresso, clicando neste link.

 

Credito da foto: Prefeitura Municipal de Patrocínio do Muriaé

 

 

Por fim, aquela informação que é importante, mas nem tanto: a classificação desse livro é para crianças entre 9 e 12 anos. Olívia está atualmente com 5 anos e aproveita muito bem a leitura. Para crianças menores vai depender do hábito e da capacidade de atenção (quanto mais nova, menos tempo, então o ideal são livros com menos páginas).

 

 

Título: A grande aventura de Maria Fumaça

Autora: Ana Maria Machado

Editora: Global

Páginas: 24

Compre na Amazon: A grande aventura de Maria Fumaça

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Queremos saber a sua opinião, deixe um comentário!x