Sinopse: “Escrevi isso pra você é uma coletânea de poemas contemporâneos sobre os diversos momentos do amor: a paixão e o encantamento dos primeiros tempos, o lento afastamento, a solidão a dois, a dor do fim e a esperança de novos começos.
Reunindo cerca de 200 textos divididos em quatro partes – Sol, Lua, Estrelas, Chuva –, o poeta sul-africano Iain S. Thomas combina palavras profundas e intensas com fotografias frias e impessoais. O resultado é um livro que provoca uma explosão de sentimentos perturbadores e conflitantes, mas totalmente familiares a qualquer pessoa que já tenha amado e sofrido pelo menos uma vez.
Conhecido nas redes sociais pelo pseudônimo pleasefindthis , o autor começou sua trajetória na internet, publicando poemas e fotos em seu blog pessoal. Com o tempo, seu trabalho ganhou repercussão, se transformou em livro e encantou milhares de leitores ao redor do mundo.
Com extrema delicadeza, Escrevi isso pra você expõe a natureza frágil das relações humanas e as nuances líricas e obscuras do amor.”
O primeiro livro de poemas que eu resenhei aqui no blog foi a antologia poética da Florbela Espanca. Ainda hoje, mesmo tendo publicado outras resenhas de livros desse gênero, tenho certo desconforto em nomear os textos de resenha. Não sei se o que faço, em relação, sobretudo, aos livros de poesia, é resenha, mas insisto em dar destaque e também em continuar falando sobre essas publicações que têm o poder de nos deixar sem palavras. Mais que isso: livros que têm o poder de dizer todas as palavras, certas ou erradas, que precisamos para continuar seguindo em frente, ou para nos sentirmos iguais.
A editora Sextante lançou recentemente no Brasil o livro Escrevi isso pra você, do escritor Iain S. Thomas, um poeta de muita sensibilidade que começou divulgando seu trabalho nas redes sociais sob o pseudônimo pleasefindthis. Recebi o exemplar como cortesia da editora e simplesmente devorei o livro em poucas horas. Combinando fotografias e poemas, o autor traz temas como amor, relacionamentos, amizade, autoconfiança, vida, morte e esperança.
Foi uma grata surpresa, pois eu não conhecia o escritor, inédito em português até pouco tempo. A poesia dele é acessível, usa palavras simples, porém certeiras e não se prende a estilística. O lindo da poesia contemporânea é que ela pode florescer sem imitar moldes, ela simplesmente acontece da alma do poeta.
Iain S. Thomas fala sobre o humano. E de uma forma verdadeiramente única. Seus poemas são como um espelho, um sopro de empatia em nossos ouvidos. Escrevi isso pra você é um livro para unir pessoas independente de suas diferenças, pois consegue atingir o ponto em que somos realmente todos iguais: a nossa condição de indivíduos que, fatalmente, vão amar e sofrer no mínimo uma vez durante a vida.
“Não sei se você sentiu
a mesma coisa ou não.
Mas eu senti que
éramos duas pessoas
se beijando depois de
horas pensando nisso.
Senti que éramos
duas pessoas
conversando depois
de noites em silêncio.
Senti que éramos
duas pessoas se
tocando depois de
semanas anestesiadas
Senti que éramos
duas pessoas se
olhando depois de
meses virando o rosto.
Senti que éramos
duas pessoas amando
depois de anos de solidão.
E senti que éramos
duas pessoas se
encontrando depois
de uma vida de desencontros.
(A esquina de nós dois)
SOBRE O AUTOR: Iain S. Thomas é escritor, artista de novas mídias e autor de diversos livros. Seu maior sucesso, Escrevi isso pra você, foi originalmente publicado em plataformas on-line. Na vanguarda da poesia popular contemporânea, o projeto que unia poemas e fotografias se tornou um fenômeno mundial e rompeu as barreiras do universo virtual.
Quando não está escrevendo, desenhando ou trabalhando, Iain passa seu tempo com a família ao ar livre na Cidade do Cabo, na África do Sul.
Leia um trecho de Escrevi isso pra você clicando aqui.
Título: Escrevi isso pra você
Autor: Iain S. Thomas
Tradução: Ana Guadalupe
Editora: Sextante
Páginas: 208
Compre na Amazon: Escrevi isso pra você.