[RESENHA] SEJAMOS TODOS FEMINISTAS, DE CHIMAMANDA NGOZI ADICHIE

A1YcHusVDfL._SL1500_

Sinopse: “O que significa ser feminista no século XXI? Por que o feminismo é essencial para libertar homens e mulheres? Eis as questões que estão no cerne de Sejamos todos feministas, ensaio da premiada autora de Americanah e Meio sol amarelo. “A questão de gênero é importante em qualquer canto do mundo. É importante que comecemos a planejar e sonhar um mundo diferente. Um mundo mais justo. Um mundo de homens mais felizes e mulheres mais felizes, mais autênticos consigo mesmos. E é assim que devemos começar: precisamos criar nossas filhas de uma maneira diferente. Também precisamos criar nossos filhos de uma maneira diferente. “Chimamanda Ngozi Adichie ainda se lembra exatamente da primeira vez em que a chamaram de feminista. Foi durante uma discussão com seu amigo de infância Okoloma. “Não era um elogio. Percebi pelo tom da voz dele; era como se dissesse: ‘Você apoia o terrorismo!'”. Apesar do tom de desaprovação de Okoloma, Adichie abraçou o termo e — em resposta àqueles que lhe diziam que feministas são infelizes porque nunca se casaram, que são “anti-africanas”, que odeiam homens e maquiagem — começou a se intitular uma “feminista feliz e africana que não odeia homens, e que gosta de usar batom e salto alto para si mesma, e não para os homens”. Neste ensaio agudo, sagaz e revelador, Adichie parte de sua experiência pessoal de mulher e nigeriana para pensar o que ainda precisa ser feito de modo que as meninas não anulem mais sua personalidade para ser como esperam que sejam, e os meninos se sintam livres para crescer sem ter que se enquadrar nos estereótipos de masculinidade.”

 

Sejamos Todos Feministas é uma versão adaptada da palestra que Chimamanda Ngozi Adichie ministrou em 2012, no TEDxEuston, conferência anual com foco na África. O E-book está disponível para download gratuito no site da Companhia das Letras e nas principais plataformas online. Também é possível adquirir a versão impressa a um preço bastante acessível.

O livro é muito importante para o momento atual do movimento feminista, pois ainda existe muita desinformação e a falsa crença de que o feminismo não é mais necessário, pois as mulheres já teriam conquistado tudo o que queriam e precisavam. Será?

 

“A palavra ‘feminista’ tem um peso negativo: a feminista odeia os homens, odeia sutiã, odeia a cultura africana (no caso da autora), acha que as mulheres devem mandar nos homens; ela não se pinta, não se depila, está sempre zangada, não tem senso de humor, não usa desodorante.”

 

A mulher que se assume publicamente como feminista fatalmente já ouviu ou foi acusada de alguma das coisas descritas acima. Sendo homem, a situação fica ainda pior: sua masculinidade é posta em xeque porque homem não pode ser feminista. Muitas vezes o homem que apoia a causa é criticado por feministas que o acusam de roubar o protagonismo do movimento. A autora é brilhante na questão de colocar o feminismo como sendo responsabilidade de todos, pois a igualdade beneficia a ambos os sexos.

Chimamanda conta que um amigo, Louis, certa vez lhe disse: “Não entendo quando você diz que as coisas são diferentes e mais difíceis para as mulheres. Talvez fosse verdade no passado, mas não é mais. Hoje as mulheres têm tudo o que querem.” Em um jantar com este amigo, a autora resolveu dar uma gorjeta ao manobrista, que tinha feito um ótimo trabalho em estacionar o seu carro em uma área com poucas vagas. O rapaz imediatamente agradeceu a Louis, que apenas estava acompanhando Chimamanda. Surpreso com a situação, Louis questionou o porquê de o funcionário tê-lo agradecido, já que não havia sido ele quem deu o dinheiro. A partir daí ele percebeu que as coisas são sim diferentes entre homens e mulheres e que o feminismo ainda pode ser relevante nos dias atuais. Pode parecer uma coisa boba, mas é só um exemplo do machismo há muito tempo enraizado em nossa sociedade.

 

“De forma literal, os homens governam o mundo. Isso fazia sentido há mil anos. Os seres humanos viviam num mundo onde a força física era o atributo mais importante para a sobrevivência. Quanto mais forte a pessoa, mais chances ela tinha de liderar. E os homens, de uma maneira geral, são fisicamente mais fortes. Hoje vivemos num mundo completamente diferente. A pessoa mais qualificada para liderar não é a pessoa fisicamente mais forte. É a mais inteligente, a mais culta, a mais criativa, a mais inovadora. E não existem hormônios para esses atributos. Tanto um homem como uma mulher podem ser inteligentes, inovadores, criativos. Nós evoluímos, mas nossas ideias de gênero ainda deixam a desejar.”

 

Ao longo da leitura percebemos o quão simples é o caminho para a mudança, ainda que ele seja repleto de percalços. Chimamanda fala daquilo que vivemos, com simplicidade e propriedade. Em tempos de opiniões confusas e mal embasadas em redes sociais, é muito bom ter um texto lúcido e esclarecedor sobre um tema tão importante. Em alguns momentos a fala da autora pode até parecer demasiadamente óbvia, mas de vez em quando alguém tem de dizer o óbvio para que continuemos seguindo em frente.

 

 

 

Título: Sejamos Todos Feministas
Autora: Chimamanda Ngozi Adichie
Tradução: Christina Baum
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 24

 

Se você não puder ler o livro no momento, veja a palestra que o deu origem abaixo (legendado em português):

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

6 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Vanessa Meiser
20 de fevereiro de 2016 19:25

Verdade, o caminho para a mudança é simples, o problema são as pedras que aparecem, e elas sempre aparecem… Sempre irão existir pessoas que pensem que podem comandar a vida dos outros… Tá aí um livro para ser lido por todos.

Beijão, Van – Retrô Books
http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

Responder

Daniella
24 de fevereiro de 2016 12:08

Estou com ele aqui pra ler, como ele foi muito comentado no ano passado não tinha como não ficar com vontade de ler tbm.
Beijos.
http://recolhendopalavras.blogspot.com.br/

Responder

trackback

[…] livro fininho, mas muito bom, é Sejamos Todos Feministas, da Chimamanda Ngozi Adichie. São 24 páginas falando sobre o feminismo atual. O livro é a […]

Simone Pinheiro
22 de maio de 2016 23:15

Me arrependo de não ter lido esse livro antes, é incrível como ela consegue explicar tanta coisa em tão poucas páginas, além de dar exemplos ótimos o tempo todo, é como você diz, o livro é lúcido e esclarecedor.
Ótimo texto!

Responder

trackback

[…] também pode se interessar por Sejamos todos feministas e Para educar crianças feministas: um […]

6
0
Queremos saber a sua opinião, deixe um comentário!x